AtaNews Publicidade 728x90
14/10/2021 às 18h13min - Atualizada em 14/10/2021 às 18h13min

Onze estados e DF aprovam distribuição gratuita de absorventes

Medida visa combater e evasão escolar entre adolescentes de baixa renda

CNN
Foto: Imagem Ilustrativa
Onze estados e o Distrito Federal pretendem adotar ou já sancionaram leis estaduais para distribuição gratuita de absorventes na rede de ensino.

A ação visa combater a evasão escolar, já que a falta de absorventes e a impossibilidade de comprá-los fazem com que meninas deixam de ir à escola.
Os 11 estados além do DF são: São Paulo, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Amazonas, Pará, Ceará, Bahia, Paraná, Roraima e Rio Grande do Norte.

O assunto veio à tona depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, na semana passada, a distribuição gratuita de absorventes para pessoas de baixa renda, medida prevista no Projeto de Lei 4968, de 2019, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

De acordo com pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 62% das meninas entrevistadas afirmaram que já deixaram de ir à escola por causa da menstruação, enquanto 35% afirmaram que já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes.

Na Paraíba, por exemplo, a medida já foi adotada e ampliada para atender também homens trans que menstruam. O estado também oferece absorventes (internos/externos descartáveis), coletores menstruais e calcinhas absorventes (reutilizáveis), que são dois meios mais ecológicos do que os absorventes comuns.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »