AtaNews Publicidade 728x90
06/10/2021 às 08h45min - Atualizada em 06/10/2021 às 08h45min

CRISE CLIMÁTICA: FLORESTA DO CASTELO DA BELA ADORMECIDA ESTÁ MORRENDO

Área verde que inspirou a obra dos irmãos Grimm sofre com a pior seca já registrada

History
No centro da Alemanha, em frente ao mítico castelo alemão de Sababurgo, que inspirou o conto “A Bela Adormecida”, existe uma floresta que está ameaçada pelas mudanças climáticas: o parque natural de Reinhardswald. Devido a uma praga de besouros, os abetos (árvores coníferas típicas da região) estão desaparecendo. As temperaturas mais altas que o normal e o clima seco oferecem as condições ideais para a proliferação dos insetos.

Patrimônio ambiental e cultural
Por conta das secas que assolam a região, as árvores ficam debilitadas e com pouca resina, substância que utilizam para combater os insetos. Segundo o pesquisador Peter Meyer, o besouro pode perfurar a árvore e colocar ovos sob a casca, fazendo com que as larvas se alimentem da árvore e interrompam o fornecimento de água.

Nos últimos anos, essa região da Alemanha está enfrentando uma seca histórica. Em 2018, foi registrada a temporada mais quente desde que se iniciaram os registros, há aproximadamente 140 anos. Já em outras localidades, chuvas fortes provocaram inundações mortais. 

Além da importância para o meio ambiente, as florestas e bosques são parte integrante do patrimônio cultural da Alemanha. 

Essas localidades pitorescas serviram de cenário para contos de fadas como "Chapeuzinho Vermelho", "Branca de Neve" e "João e Maria", entre outros. Compiladas pelos Irmãos Grimm no século XIX, essas histórias clássicas foram traduzidos para mais de 160 idiomas e ainda são populares entre as crianças em todo o mundo.

Mas, de acordo com algumas medições, as florestas alemãs estão vivendo seu pior momento em décadas. Mais árvores morreram em 2020 do que em qualquer outro ano, de acordo com um relatório do governo. O estudo examinou 10 mil árvores em todo o país e descobriu que apenas 21% tinham uma copa intacta, um indicador da saúde de uma árvore, a menor porcentagem desde que os estudos começaram há 37 anos. A crise ambiental foi uma das principais pautas discutidas nas eleições recentes no país e deve continuar a ocupar o centro dos debates após a formação do novo governo.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »