02/10/2021 às 18h00min - Atualizada em 02/10/2021 às 18h00min

Brinquedo antiestresse: entre na onda dos fidget toys

Entenda o que são os fidget toys, seus benefícios e como fazer

Unimed
Brinquedo antiestresse, fidget toy ou brinquedo sensorial. A tendência tem vários nomes e uma função importante: contribuir para o bem-estar psicológico dos pequenos.

No Brasil, uma a cada quatro crianças e adolescentes apresentou sinais de ansiedade e depressão durante a pandemia, de acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Essa pode ser uma das razões por trás da demanda pelos fidget toys, que vem crescendo cada vez mais e, diferentemente das brincadeiras que causam expressões faciais e verbais ativas, como o videogame, por exemplo, o efeito dos brinquedos sensoriais acontece “do lado de dentro” da meninada.

O que são fidget toys e quais são seus benefícios?


Em tradução livre, “fidget toys” são brinquedos da inquietação. São antiestresse, geralmente coloridos, exigem movimentos repetitivos e trabalham os sentidos das crianças.

Além de reduzirem o estresse, aliviarem as crises de ansiedade e promoverem o relaxamento, os fidget toys incentivam a concentração e a coordenação motora e são uma grande ajuda no desempenho cognitivo das crianças.

Os brinquedos sensoriais trabalham principalmente com o tato. Ideal para movimentar os músculos das mãos da geração que tanto movimenta os dedinhos em telas e teclados, não é mesmo? Mas os fidget toys também estimulam a visão e a audição, pois transmitem imagens e barulhinhos agradáveis.

Outra utilidade do brinquedo antiestresse é favorecer o reconhecimento das emoções. Com as noções da própria agitação e de como amenizá-la, a longo prazo, as crianças exploram o autoconhecimento.

Todos os benefícios desses brinquedos podem ser aproveitados também por adultos. Então entre na brincadeira sem medo! Há uma grande variedade de fidget toys no mercado, com diferentes nomes. Mas também é possível fazê-los em casa.

Monstrinho de bexiga, o fidget toy caseiro mais prático


O monstrinho de bexiga é um brinquedo sensorial superfácil de fazer. Ele pode ser preenchido com farinha de trigo, amido de milho ou até mesmo talco. Todos os elementos que são ideais para apertar e "desapertar", sensação que pode distrair e aliviar o estresse.

Para fazer o monstrinho, é preciso:

2 bexigas de festa
Um cabo de pincel
Um funil
Uma garrafa PET
Farinha de trigo
Canetinhas para colorir


Confira o passo a passo:

Passo 1 - Para colocar uma bexiga dentro da outra e deixar o monstrinho mais seguro, é necessário usar o cabo de um pincel. Enfie uma das bexigas no cabo e, por cima, coloque a outra. É importante deixar as dobrinhas das bexigas juntas.

Passo 2 - Com o funil, coloque a farinha dentro de uma garrafa PET. Encaixe as bexigas na boca da garrafa e vire-a de cabeça para baixo. Tenha em mente que esse passo pode fazer um pouco de sujeira, por isso, forre a superfície ou mantenha um recipiente largo por perto.

Passo 3 - Balance a garrafa para a farinha descer mais facilmente. Retire o ar que ficou nas bexigas, ainda com elas presas na garrafa. Depois, solte as bexigas devagar e faça um nó. Pronto, você já tem o corpo do monstrinho!

Passo 4 - Hora de decorar! Peguem as canetinhas e façam o rosto do monstrinho. Aqui é permitido usar bastante criatividade!

Agora é só brincar e relaxar com esse fidget toy caseiro!

É importante ter um adulto acompanhando a manipulação dos materiais por crianças menores de 6 anos, em especial de bexigas - devido o risco de sufocação.

Outras ideias de brinquedos antiestresse


Você provavelmente já brincou com um cubo mágico. Ou com as tradicionais massinhas de modelar. Os fidget toys ganharam esse nome recentemente, mas fazem parte da sua vida há algum tempo.

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas esses são exemplos de brinquedos antiestresse. Assim como o spinner e o slime, dois passatempos que se popularizam há alguns anos e viraram febre entre a criançada.

Outra ideia bacana para reduzir episódios de estresse da sua criança é o pote da calma, feito para tranquilizá-las após uma crise de choro. O objetivo do pote da calma é tranquilizar os pequenos usando tinta e glitter colorido se movendo dentro do recipiente.

Como você pode ver, existem muitas atividades com o intuito de acalmar as crianças – e você também, porque sabemos o quanto a rotina pode ser estressante.

Aproveitem os momentos juntos, se joguem na onda dos brinquedos antiestresse e apostem nas criações caseiras: tudo isso faz parte do fortalecimento de vínculos afetivos e de uma infância saudável e acolhedora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »