AtaNews Publicidade 728x90
28/09/2021 às 16h19min - Atualizada em 28/09/2021 às 16h19min

29 de Setembro: Dia Mundial do Coração

Se sentir mal súbito no coração, importante procurar emergência cardiológica, com equipe especializada

Redação
Dr. Luciano Miola atende paciente na emergência cardiológica do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto - Foto: Divulgação
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil. Cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano vítimas deste problema, o que representa 30% de todas as mortes no país, segundo dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). São cerca de 1.000 mortes por dia.

A pandemia afastou as pessoas do contato com os médicos e avaliação de sua saúde, o que agravou o quadro. Por outro lado, com a redução dos casos de covid-19, muitas pessoas voltaram ou começaram a fazer atividade nas ruas, parques e academias, porém, sem antes consultar-se com o médico cardiologista.

“Ao fazer a atividade física, pode a ver a sobrecarga do coração, o que pode levar até a um infarto. Outro risco são as arritmias cardíacas como são chamadas as variações anormais no ritmo do coração. É fundamental que as pessoas passem por uma consulta antes de iniciar ou retomar as atividades”, alerta a médica cardiologista Adriana Bellini Miola, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto.

Em caso de mal súbito no coração, importante procurar emergência cardiológica

Caso a pessoa sinta mal súbito no coração, como arritmia ou princípio de infarto, é fundamental que ela procure, de preferência, uma emergência cardiológica. “É um serviço que possui equipe multiprofissional especializada para diagnosticar um quadro cardiovascular grave com o máximo de agilidade e prosseguir com o atendimento adequado para cada caso específico”, explica o médico cardiologista Luciano Miola, diretor técnico do IMC.

Como centro de referência no Estado, o Instituto de Moléstias Cardiovasculares  possui emergência cardiológica 24 horas por dia, contando com unidade coronariana, estudo eletrofisiológico, hemodinâmica e um setor exclusivo para a realização de exames cardiológicos e centro cirúrgico.

A arritmia cardíaca e a dor torácica aguda são problemas comuns que levam pacientes à emergência cardiológica. “A demora no atendimento pode aumentar e muito os riscos de danos com sequelas ao coração e até a morte”, alerta o diretor do IMC.

Na emergência cardiológica, o paciente é avaliado de forma integral, o que envolve uma equipe multidisciplinar que inclui enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos cardiologistas e de outras especialidades, setores de laboratório e de radiologia, equipes da hemodinâmica, cirurgia cardíaca, UTI e centro cirúrgico.

Estes profissionais dispõem no IMC de infraestrutura para oferecer o atendimento completo, como posto de laboratório de análises clínicas e exames avançados de diagnóstico por imagem. O instituto está preparado para executar com o máximo de agilidade os mais diversos exames e procedimentos, tais como cateterismo, angioplastia, ultrassom intracoronariano, dentre outros. Seus equipamentos modernos ainda permitem realizar procedimentos cardíacos que evitam intervenções mais invasivas.
 *com informações do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »