AtaNews Publicidade 728x90
22/09/2021 às 19h16min - Atualizada em 22/09/2021 às 19h16min

Secretaria de Saúde dá continuidade à aplicação da primeira, segunda e terceira dose contra covid-19

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando as aplicações da primeira, segunda e terceira dose das vacinas contra a covid-19. A vacinação está ocorrendo no drive-thru do Terminal Rodoviário e em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). 

Até o momento, 92.949 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o equivalente a 77,26% da população. Destas, 60.129 biriguienses receberam as duas doses ou a dose única e estão com o ciclo vacinal completo. Conforme o “Vacinômetro", 470 pessoas já receberam a dose de reforço, mas os dados estão em constante atualização e mudança.

A primeira dose da Pfizer continua sendo aplicada nos adolescentes de 12 a 17 anos apenas no drive-thru, das 7h30 às 17h30. Agora as pessoas maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose por qualquer motivo devem procurar as UBSs, das 7h30 às 11h.

Para quem recebeu a primeira dose e completou o prazo de 28 dias para a vacina da Coronavac e de 12 semanas da AstraZeneca ou da Pfizer, a aplicação da segunda dose continua no também no drive-thru do Terminal Rodoviário, das 7h30 às 17h30.

TERCEIRA DOSE

Em relação à imunização com a terceira dose, continuam sendo vacinados os idosos com mais de 80 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos seis. Para receber a dose é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação da primeira e segunda dose.

A dose de reforço é aplicada também nas pessoas a partir de 18 anos com alto grau de imunossupressão que tenham recebido a 2ª dose há pelo menos 28 dias. É necessário apresentar laudo que ateste a condição. Para esses públicos, a imunização ocorre no drive-thru e em todas as UBSs.

Considera-se alto grau de imunossupressão pessoas com: imunodeficiência primária grave; quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; HIV/Aids com CD4 menor que 200 cel/mm3 e pacientes em hemodiálise.

Entram também uso de corticoides em doses maiores que 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Todos que forem ao drive-thru podem continuar doando 1kg de alimento não perecível para as famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. A sugestão é que sejam levados arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, leite em pó ou qualquer item da cesta básica. A doação é totalmente voluntária.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »