12/09/2021 às 15h17min - Atualizada em 12/09/2021 às 15h17min

Polvo frito com berinjela e cebola recheada

A Receitaria
Certamente, polvo não é algo que agrada o paladar de todos. Mas você gostaria de experimentar um polvo vegetariano? Isso mesmo, nenhuma criatura do mar com oito tentáculos teve que perder a vida para esta deliciosa refeição. Simplesmente simulamos um polvo com uma berinjela, uma cebola e acompanhamos com uma maionese caseira. Uma ótima ideia, principalmente para as crianças resistentes a vegetais!

Porções: 2
Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 35 min
Grau de dificuldade: médio

Ingredientes:

2 berinjelas;
2 cebolas grandes;
200 g de cheddar ralado;
1 colher de sopa de páprica;
1 colher de sopa de pimenta em pó;
1 colher de sopa de alho em pó;
Sal;
Pimenta;
2 gemas;
250 ml de azeite;
2 colheres de chá de mostarda;
Suco de meio limão siciliano;
1 dente de alho;
1 colher de sopa de extrato de tomate;
Óleo, para fritar;
2-3 ovos para empanar;
100 g de farinha de trigo para empanar;
200 g de farinha panko (ou de rosca) para empanar;
2 azeitonas pretas;
Colher circular (tipo de sorvete).

Passo a passo:

1. Coloque as berinjelas em uma panela com água fervente. Após cerca de 12-15 minutos, vire-os para que fiquem totalmente cobertas com a água quente. Depois de mais 12-15 minutos, retire as berinjelas e coloque-as em água gelada.

2. Quando as berinjelas esfriarem, remova a casca.

3. Faça quatro cortes ao comprido na berinjela (como mostra o vídeo). No final, você deve obter 8 "tentáculos de polvo".

4. Descasque a cebola e corte um pequeno pedaço do lado oposto à raiz. Em seguida, retire o miolo com uma colher circular, tipo de sorvete.

Importante: corte a parte externa da cebola várias vezes com uma faca pequena para que o empanado grude mais tarde.

5. Recheie a cebola com cheddar.

6. Hora de empanar: tempere a farinha com páprica, o chilli, alho, o sal e a pimenta. Empane primeiro a berinjela e depois a cebola.

7. Enterre a abertura da cebola no caule da beringela (ambas já empanadas). Frite essas peças montadas por cerca de 5 minutos em fogo médio até dourar. Em seguida, retire o polvo e deixe o excesso de gordura escorrer em um papel toalha.

8. Bata o azeite com a gema, alho, extrato de tomate e a mostarda na batedeira até obter uma maionese firme. Tempere com suco de limão, sal e pimenta. Reserve a maionese para acompanhar. Use-a também para fixar duas metades de azeitonas na cabeça do polvo e simular os olhos.


O nosso simpático polvo frito vai agradar crianças e adultos. A berinjela é incomparável em termos de variedade de pratos que você pode preparar. O polvo frito de berinjela e cebola fará sucesso entre os vegetarianos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »