AtaNews Publicidade 728x90
27/04/2018 às 08h21min - Atualizada em 27/04/2018 às 08h21min

Educação dá continuidade aos estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Assessoria de Imprensa
Foto:Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua Oficina Pedagógica, realizou nesta quinta-feira, dia 26 de abril, mais um encontro que tratou dos estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Coordenadores e orientadores pedagógicos das Escolas Municipais e dos Centros de Educação Infantil estiveram reunidos no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto, localizado no primeiro andar da sede da Secretaria Municipal de Educação.

A administração municipal iniciou no dia 1º de março a formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino. Os estudos do BNCC estão sendo coordenados pelos formadores Patrick Cardoso (Coordenador da Oficina Pedagógica – Ensino Fundamental), Juliana Moimás (Coordenadora da Oficina Pedagógica – Educação Infantil) e Maria Lúcia Terra (Coordenadora da Oficina Pedagógica – Atendimento Educacional Especializado).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
 

No primeiro momento do encontro, os servidores da Prefeitura de Birigui debateram os fundamentos e práticas pedagógicas da introdução “Educação Física no contexto da Educação brasileira”. Também foi discutido o tema “Educação Física ontem e hoje”.
 

Em grupos, os profissionais exploraram o BNCC a fim de discutir e compreender questões e propostas que nortearão o desenvolvimento do trabalho com o componente curricular. Em um segundo momento os estudos focaram o tema “Matemática no Ensino Fundamental: anos iniciais; unidades temáticas; objetivos de conhecimento e habilidades”.
 

O tema foi explorado com o objetivo de analisar o documento, seus aspectos relacionados à didática da Matemática e estabelecendo relações com as propostas para o ensino do componente curricular. Os participantes discutiram o objetivo geral da Matemática no Ensino Fundamental, os campos da Matemática (Unidades Temáticas), o letramento matemático, capacidades relacionadas ao letramento matemático, a Matemática e a resolução de problemas, competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental e a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
 

Novos encontros para a Formação Continuada 2018 da BNCC serão realizados ainda este semestre pela Secretaria Municipal de Educação.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »