AtaNews Publicidade 728x90
11/09/2021 às 15h03min - Atualizada em 11/09/2021 às 15h03min

Bandeja de pão-de-ló leve recheada com cubos de chocolate e creme

A Receitaria
Já comprovamos várias vezes: as bandejas de gelo são essenciais em qualquer cozinha, e não só pelo motivo óbvio. Com elas podemos fazer raviolis, picolés e muitas outras receitas deliciosas. Hoje vamos mostrar como preparar um bolo maravilhoso, que por fora parece normal, mas cujo interior tem muuuuito a oferecer. O pão-de-ló fofinho, o recheio de chocolate, o creme e as frutas silvestres farão deste bolo o seu favorito.

Porções: 5-6
Tempo de preparação: 3 h
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos
Tempo de refrigeração: mínimo 12 h
Grau de dificuldade: médio

Ingredientes:

Para a massa de pão-de-ló:


9 claras de ovo;
360 g de açúcar;
160 ml de óleo;
180 ml de leite;
375 g de farinha de trigo.

Para os cubos de chocolate:

600 g de creme de leite (ou nata);
200 g de chocolate meio-amargo, picado;
Bandeja para cubos de gelo (de 12); (3 x 3 x 3 cm);
12 palitos de chocolate;
Mais aprox. 400 g de chocolate meio-amargo temperado.

Mais:

Forma retangular (23 x 33 x 5 cm);
400 g de chantilly em um saco de confeitar;
Frutas silvestres (amora, morango, mirtilos, etc.);
Hortelã.

Passo a passo:

1. De preferência, prepare os cubos de chocolate na noite anterior, pois devem ser congelados por no mínimo 12 horas. Ferva o creme de leite e despeje nele o chocolate picado. Misture tudo até obter uma consistência homogênea e deixe esfriar um pouco. Despeje a calda de chocolate sobre a forma de gelo e coloque um palito de chocolate em cada espaço. Congele por 12 horas.

2. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos. Bata até que as claras estejam bem firmes. Adicione a farinha, óleo e o leite e misture bem até obter uma mistura homogênea.

3. Despeje a massa em uma forma untada e alise. Leve ao forno a 170 °C por 60 minutos e, depois de assada, deixe esfriar completamente. Retire a massa da forma e corte-a ao meio (ao comprido). Em seguida, faça 12 quadrados do mesmo tamanho em cada metade, do mesmo tamanho dos espaços da bandeja de gelo.

4. Mergulhe os cubos de chocolate no chocolate quente.

5. Insira os cubos nos orifícios quadrados do bolo e corte os pedaços salientes dos palitos de chocolate. Esfarele os pedaços cortados e reserve para depois.

6. Espalhe chantilly nos espaços entre os cubos de chocolate.

7. Coloque a outra base do bolo, com o lado oco para baixo, em cima da primeira base. Pressione uma sobre a outra para que o creme saia pelas laterais.

8. Cubra o bolo completamente com creme de leite e alise bem. Decore o bolo com frutas, hortelã e farelo de palitos de chocolate. Antes de servir, deixe o bolo descansar por 1 a 2 horas em temperatura ambiente para que os cubos de chocolate descongelem.


Aí está: a prova definitiva de que as bandejas de gelo são extremamente úteis para cozinhar. Este bolo com massa leve é ​​um verdadeiro deleite; a receita perfeita para uma tarde de final de semana.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »