AtaNews Publicidade 728x90
09/09/2021 às 19h40min - Atualizada em 09/09/2021 às 19h40min

Câmara de Araçatuba participa da campanha Setembro Amarelo

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
Desde ontem (8/9), a fachada do prédio da Câmara de Araçatuba começou a ser iluminada com a cor amarela em apoio à campanha Setembro Amarelo. A ideia é conscientizar toda a comunidade sobre a importância da prevenção ao suicídio.

O anúncio da adesão da Casa Legislativa à iniciativa foi feito pelo presidente do Legislativo araçatubense, vereador Dr. Alceu (PSDB), na fase do Grande Expediente da 28ª sessão ordinária do ano. Bótons alusivos à campanha Setembro Amarelo foram distribuídos aos parlamentares e servidores presentes na sessão ordinária.

“Hoje estamos realizando a primeira sessão ordinária deste mês de setembro e por este motivo julgamos importante falar sobre a campanha Setembro Amarelo, da qual o Legislativo participa há sete anos. Os números crescentes de suicídio no mundo são alarmantes e a preocupação com o problema se intensificou com o advento da pandemia e suas consequências, como o sofrimento pelas vidas perdidas, o agravamento da sensação de insegurança e a imposição do distanciamento social”, afirmou Dr. Alceu.

Trazido para o Brasil em 2014, o movimento Setembro Amarelo tem como data símbolo o dia 10 de setembro (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio) e visa unir a sociedade no trabalho de conscientização, desmistificação e prevenção ao suicídio. A campanha é encabeçada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e traz neste ano o slogan “Agir salva vidas”.

Segundo as entidades que lideram a campanha, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Ainda de acordo com essas entidades, mais de 95% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais.

Em data a ser divulgada em breve, a Câmara pretende promover debates sobre o tema com profissionais ligados à área e com a população por meio de lives da Escola do Legislativo.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que necessitem de conversar, sob total sigilo e anonimato. Para utilizar o serviço, que funciona gratuitamente 24 horas, disque 188. Mais informações estão disponíveis no site www.cvv.org.br.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »