AtaNews Publicidade 728x90
02/09/2021 às 11h08min - Atualizada em 02/09/2021 às 11h08min

Operação Payback combate fraude no pagamento de auxílio emergencial

PF investiga desvio de valores em pelo menos 11 contas digitais do auxílio emergencial

Polícia Federal
Foto: Polícia Federal
Aracaju/SE – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2/9) a Operação Payback, com o objetivo combater fraudes no pagamento do auxílio emergencial. Foi cumprido mandado de busca e apreensão, expedido pela 7ª Vara Federal da Justiça em Sergipe. Além do mandado de busca e apreensão, a Justiça determinou o bloqueio dos valores ilicitamente obtidos, a fim de possibilitar o ressarcimento da fraude.

A investigação teve início no mês de abril do corrente ano, a partir da análise das informações registradas na Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNAFAE), que resultou na identificação de desvio de valores em 11 contas digitais do auxílio emergencial.

Conforme apurado, o investigado criava contas falsas em nome de terceiros, no aplicativo CAIXA TEM. Em seguida, gerava boletos bancários que eram pagos com os valores desviados, tendo as contas bancárias do próprio suspeito como destinatárias final dos recursos.

O alvo é suspeito da prática de crime de estelionato e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem superar 16 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

O substantivo inglês PAYBACK significa retorno, acerto de contas, em referência à ação estatal desencadeada para recuperar e responsabilizar o autor do crime investigado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »