AtaNews Publicidade 728x90
31/08/2021 às 14h30min - Atualizada em 31/08/2021 às 14h30min

Gate localiza 93 explosivos espalhados por criminosos em Araçatuba

AtaNews
Material explosivo apreendido pela polícia em Araçatuba — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Na manhã desta terça-feira (31) Policiais do Gate se reuniram para fazer uma varredura no centro de Araçatuba, após o ataque de uma quadrilha nos bancos na madrugada da última segunda-feira (30). Por conta da ação, o comércio permaneceu fechado nesta terça-feira.

As aulas nas escolas também foram suspensas e o transporte público teve alteração na rota dos ônibus para evitar circulação de pessoas no centro.

O Gate levou cerca de 93 explosivos para uma área de aterro sanitário localizado no bairro água Branca, onde foi feita a detonação de todos os explosivos. Confira

- 32 artefatos nas ruas
- 29 artefatos no caminhão abandonado
- 13 artefatos deixados no Banco do Brasil
- 19 artefatos achados em carros abandonados em Bilac
- 70 cartuchos de emulsão no caminhão


Explosivos e bananas de emulsão foram apreendidos em caminhão deixado por quadrilha em ataque a bancos de Araçatuba — Foto: Polícia/Divulgação

Explosivos e bananas de emulsão foram apreendidos em caminhão deixado por quadrilha em ataque a bancos de Araçatuba — Foto: Polícia/Divulgação


Os artefatos foram encontrados nas ruas, bancos da cidade, e em carros abandonados entre Gabriel Monteiro e Bilac, além de um caminhão deixado pelo grupo perto das agências bancárias.

Nas ruas do centro de Araçatuba, foram localizados cerca de 32 explosivos, já no interior do caminhão abandonado pelos criminosos, haviam 29 artefatos e 70 cartuchos de emulsão (material explosivo usado para a produção de bombas).

Gate usaram robô para manejar explosivos apreendidos em Araçatuba — Foto: Reprodução

Gate usaram robô para manejar explosivos apreendidos em Araçatuba — Foto: Reprodução


De acordo com a Polícia Federal, por conta do uso de grande quantidade de explosivos, o caso será investigado como crime de terrorismo.

Suspeitos
Até o momento, a Polícia prendeu um casal em Araçatuba e um homem em Campinas (SP) por suspeita de envolvimento no crime. A Polícia Federal assumiu a investigação do crime por envolver bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) ligados ao governo federal.

O ataque
Pelo menos 20 criminosos participaram da ação no interior de São Paulo, que resultou em três mortes e cinco feridos, um deles em estado gravíssimo depois que teve os pés amputados após ser atingido por explosivo.

No início da madrugada de segunda-feira (30), criminosos fortemente armados cercaram a cidade de Araçatuba com explosivos e fuzis, atacando bases da Polícia Militar e invadindo três agências bancárias no centro da cidade.

A ação dos criminosos durou cerca de duas horas entre ataque às agências, tiroteio e a fuga. Eles fugiram em carros de luxos, cheios de dinheiro.

Após o ataque às bases da PM e as agências, o grupo abordou moradores e os fizeram de reféns. Pedestres e motoristas foram usados como uma espécie de "escudo humano", também foram amarrados em carros, para que a polícia não os atacassem. Além de utilizarem drones e incendiarem alguns veículos em rodovias da região, afim de dificultar o acesso das equipes policiais.

Os criminosos fugiram pelo bairro Taveira, onde houve confronto com os policiais. Eles abandonaram veículos novos e roubaram outros de moradores para conseguirem fugir.  No interior dos carros abandonados, haviam muitas munições e armas de grosso calibre, entre elas fuzis calibre .50 e 7.62 mm, além de “miguelitos”, que são artefatos de metal utilizados para furar pneus de veículos.

Durante a ação criminosa com tiros e explosões dois moradores e um dos integrantes da quadrilha morreram baleados. Cinco homens também ficaram feridos durante o mega-assalto. Todos foram levados para a Santa Casa de Araçatuba, incluindo o jovem que teve os pés amputados após se aproximar do explosivo.

Dos cinco pacientes, dois estão com escolta policial. Ou seja, são considerados suspeitos de participarem da ação.

Criminosos fizeram 'escudo humano' com moradores de Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Criminosos fizeram 'escudo humano' com moradores de Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »