AtaNews Publicidade 728x90
27/08/2021 às 20h51min - Atualizada em 27/08/2021 às 20h51min

Unidade Básica de Saúde do bairro Colinas realiza evento de promoção ao aleitamento materno

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (27/08), a Secretaria de Saúde de Birigui, por meio da UBS 10 “Manoel Sanches Graneiro”, localizada no bairro Colinas, realizou um evento de promoção ao aleitamento materno em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação.  

A atividade foi realizada com o grupo de gestantes da unidade, com o tema “Aleitamento Materno, a Base da Vida”. As orientações foram ministradas pela enfermeira Mauricéia Alves Gonçalves e a equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família), com apoio do NASF-AB.

Os agentes comunitários de saúde arrecadaram junto à comunidade do bairro itens para um belo café da manhã e pequenos mimos para os bebês, já que o apoio da comunidade e da família é essencial para a amamentação.

A Secretaria Municipal de Saúde, com recursos da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, também custeou parte desses itens, pois uma das metas do programa é o incentivo à promoção do aleitamento materno. Foi uma manhã de muita troca de conhecimentos e experiências entre as futuras mamães.

PROTEÇÃO

O leite materno é rico em fatores de proteção e possui todos os nutrientes que os bebês precisam. Como consequência, as crianças amamentadas possuem menos riscos de desenvolverem doenças como diabetes tipo 1 e 2, asma, otites, leucemia, eczema, vômitos e diarreia e infecções.

A informação é a base para o estabelecimento da amamentação e superação das dificuldades que podem surgir. A cultura do desmame se propaga de maneira intensa na sociedade, o que é refletido pelo uso frequente de bicos artificiais como chupetas e mamadeiras.

No Brasil, a média de dias de amamentação é de apenas 54 dias, contrapondo-se a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, que prevê no mínimo dois anos de amamentação, podendo ser prolongada até quando mãe/bebê quiserem.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »