AtaNews Publicidade 728x90
27/08/2021 às 17h17min - Atualizada em 27/08/2021 às 17h17min

Pronto Socorro Municipal no bairro Silvares volta a centralizar atendimentos clínicos e de pediatria

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os atendimentos clínicos e de pediatria prestados à população voltaram a ser centralizados no Pronto Socorro Municipal Dr. Alceu Lot, no bairro Silvares, desde as 23h59 desta quinta-feira (26/08).

A unidade vinha atendendo apenas os casos de urgência e emergência e os casos de síndrome respiratória (covid-19). As situações clínicas e de pediatria estavam sendo atendidas no Pronto Socorro Clínico, aberto temporariamente pela administração municipal no Centro Médico.

Nos últimos dias, a OSS (Organização Social de Saúde) Beneficência Hospitalar de Cesário Lange, em parceria com o município, promoveu obras no local, como reparos em hidráulica, elétrica, piso e paredes e ampliou alguns espaços, tudo adequadas às normas vigentes, para reestruturar os atendimentos.

Com isso, os casos respiratórios estão sendo atendidos em estrutura separada dos casos clínicos e de pediatria. Para o novo fluxo, setores foram criados, como posto de enfermagem, farmácia, consultório e triagem. A unidade agora tem duas recepções com dois fluxos de entrada e saída de pacientes.

ECONOMICIDADE

A decisão de retornar os atendimentos clínicos ao Pronto Socorro Municipal foi tomada graças à redução do número de casos de covid-19 no município e a consequente queda da procura por atendimentos de síndromes respiratórias, além das melhorias executadas para separar os atendimentos. Às 17h desta sexta-feira (27), havia apenas dois pacientes internados na ala covid.

A medida também trará economicidade de recursos públicos, uma vez que o valor previsto em contrato com a OSS será revisto. O objetivo é melhorar a gestão dos recursos e atender as pessoas de forma mais otimizada, promovendo um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e de qualidade à população.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Embora os casos da doença tenham caído, as medidas preventivas devem continuar. O uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações são essenciais, mesmo com o aumento da cobertura vacinal no município. A Secretaria de Saúde seguirá com o monitoramento diário dos casos para que, se necessário, adote futuras ações para a reorganização da assistência.

Os atendimentos para covid-19 continuam sendo realizados na UBS 11 (Unidade Básica de Saúde) do Portal da Pérola 2, das 13h às 17h30, e também na UBS 1 da Vila Bandeirantes, por meio do projeto Birigui pela Vida. As pessoas com sintomas da doença devem ligar no 0800-570 7770 para agendar o exame e passar por consulta, caso o resultado seja positivo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »