AtaNews Publicidade 728x90
17/08/2021 às 11h21min - Atualizada em 17/08/2021 às 11h21min

Tabela de peso e altura por idade (crianças e adultos)

Aqui você encontra a tabela de peso e altura por idade, para crianças e adultos. Aprenda a calcular seu IMC e veja a média de altura de homens e mulheres no Brasil

Unimed
Foto: Imagem Ilustrativa
O crescimento normal da criança é o melhor indicativo de que está tudo bem com sua saúde. Desde a vida intrauterina, essa evolução deve ser monitorada. Nessa fase, isso é feito pela ultrassonografia obstétrica. Após o nascimento, altura e peso devem ser aferidos até os 18 anos, colocando os resultados nas curvas de crescimento para avaliar se o padrão de desenvolvimento está compatível com crianças e adolescentes de mesmo sexo e idade e verificar se está de acordo com o padrão de estatura da família.

Em cada idade, novas conquistas e descobertas são esperadas.

No artigo de hoje, trazemos referências utilizadas pelos médicos para indicar se o desenvolvimento do seu filho está adequado. Lembre-se, porém, que qualquer diagnóstico deve ser realizado por um profissional especializado.

Você vai entender um pouco mais sobre:

Tabela de peso e altura por idade para bebês


A tabela de peso e altura por idade para bebês é uma referência utilizada pelos pediatras para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças até os 2 anos de idade.

Com diferenças entre proporções de altura e peso para meninos e meninas, o pediatra avalia, com a tabela de peso e altura por idade, outras informações da criança, como:

- rotina de sono
- alimentação
- distúrbios ou alergias alimentares
- histórico de cólicas ou refluxo
- rotina e hábitos dos pais e responsáveis
- outras informações relevantes sobre o dia a dia do bebê


O controle desses dados – e de suas proporções – é fundamental, já que a tabela por si só serve para referência. Para avaliar e identificar falhas ou prejuízos no desenvolvimento da criança, é preciso sempre um acompanhamento médico.

Tabela de peso e altura por idade, para meninas de até 2 anos
Se você tem uma menina de até 2 anos, basta localizar a idade da menina (em meses) na tabela de peso e altura e verificar o intervalo recomendado. Em caso de dúvida, o indicado é que você consulte um pediatra para uma melhor investigação.

- Tabela de peso para meninas de até 2 anos de idade

- Tabela de altura para meninas de até 2 anos de idade

- Tabela de altura para meninos de até 2 anos de idade


Tabela de peso e altura por idade, de 3 a 18 anos


A partir dos 2 anos de idade até os 12 anos, o crescimento da criança geralmente é mais lento. Entretanto, assim que começa a puberdade, ela entra no período do “estirão do crescimento”, com importante aceleração no desenvolvimento corporal.

No período da puberdade o corpo da criança começa a se preparar para a vida adulta, podendo crescer com bastante rapidez - o que, inclusive, pode gerar dor e desconforto.

Confira as tabelas de peso e altura por idade, para referência do crescimento, de crianças e adolescentes de 3 a 18 anos.

- Tabela de peso e altura por idade, para meninas de 3 a 18 anos de idade

- Tabela de peso e altura por idade, para meninos de 3 a 18 anos de idade


Média de peso e altura para adultos
Quando adultos, paramos de crescer. Assim, a atenção precisa ser direcionada para o controle do peso.

O corpo precisa manter uma proporção adequada entre peso e altura, tanto para evitar doenças ou complicações, como para garantir uma melhor qualidade de vida.

Quanto mais envelhecemos, mais lento fica nosso metabolismo. Por isso, a tendência é que, com o passar dos anos, o corpo vá estocando mais gordura, o que leva ao aumento do peso.

Cuidar da alimentação e da rotina de vida, incluindo prática de exercícios físicos regulares, é muito importante para envelhecer com saúde.

Existem algumas metodologias para manter uma proporção saudável entre peso e estatura. Vamos apresentá-las em seguida.

Como calcular o peso ideal pela altura
 
 

Não existe somente uma maneira de calcular a proporção ideal de peso e altura, já que outros fatores podem influenciar, como estrutura óssea e muscular, por exemplo. Assim, duas pessoas com a mesma idade, com peso e altura semelhantes, podem apresentar corpos completamente diferentes.

Vamos apresentar abaixo a fórmula mais conhecida para encontrar seu peso ideal, conforme a altura. É importante, no entanto, que você não tome nenhuma atitude com base no que for apresentado aqui. Lembre-se sempre de consultar um médico especializado.

Somente ele está habilitado a dizer se você precisa rever algum hábito, realizar algum exame ou começar algum tratamento.

Índice de Kettle

Provavelmente o mais conhecido, o Índice de Kettle oferece um valor para o Índice de Massa Muscular (IMC).

Com o valor do IMC, é possível dizer se uma pessoa sofre de obesidade ou se está muito abaixo do peso.

O índice é aplicável para adultos entre 20 e 64 anos e não deve ser considerado para avaliação de gestantes ou mulheres em fase de amamentação.

Para calcular, você deve elevar o valor da estatura ao quadrado. Depois, divida o peso pelo resultado da multiplicação.

Para uma pessoa com estatura de 1,70m e peso 65 kg, ficaria assim:

IMC = 65 / (1,7 x 1,7)

IMC = 22,5


Para mulheres, o índice ideal deve ficar entre 19 e 24. Para os homens, entre 19 e 25.

Abaixo, confira a tabela com a classificação e os riscos relacionados a cada valor de IMC:


Média de Estatura para Homens no Brasil
Em 2016, a pesquisa “Um Século de Tendências na Altura Humana”, da Organização Mundial da Saúde, colocava o Brasil em 68º lugar no ranking dos mais altos, com uma média de altura de 1,73 m.

Hoje, a média esperada para um adolescente brasileiro de 19 anos já aumentou em dois centímetros, 1,75 m, enquanto, para crianças de 5 anos, ela é de 1,15 m.

A estatura média de homens e mulheres, que é medida desde 1914, mostra que os brasileiros cresceram 8,6 centímetros desde a primeira medição, sendo recentemente um dos povos que mais cresceu no ranking mundial.

E essa mudança, em nível populacional, está intimamente ligada à nossa condição nutricional: quando o corpo não recebe os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável, ele cria mecanismos de preservação de energia em resposta, sendo um deles a redução da taxa metabólica que acarreta uma velocidade de crescimento mais lenta.

Ou seja, a melhor nutrição e o acesso a comida têm refletido também na altura dos brasileiros.
 
Média de estatura para mulheres no Brasil
As mulheres, que também são acompanhadas pela pesquisa, registraram o mesmo aumento na sua média de estatura desde 1914: 8,6 cm.

Hoje, a média é de 1,62 m, enquanto, para meninas de até 5 anos, ela é de 1,13 m.

Pesquisadores identificaram diferenças de até 20 cm ao compararem jovens de países com a maior e a menor média de altura, o que mostra uma grande influência de uma melhor nutrição no crescimento dos indivíduos: crianças mais bem nutridas durante a infância tendem a crescer mais do que as que encaram a desnutrição e a insegurança alimentar.

Em Bangladesh ou na Guatemala, países com as menores médias de altura do mundo, uma adolescente de 19 anos tem a mesma altura, em média, de uma menina de 11 anos da Holanda, o país com a maior média de altura.

Conclusão
Como vimos, a tabela de peso e altura por idade é uma boa referência para acompanhar o crescimento de crianças e adolescentes, entendendo como anda o seu desenvolvimento e permitindo identificar potenciais riscos.

No entanto, não substitui, jamais, o acompanhamento periódico do médico.

Assim que o bebê nascer, é preciso que os pais criem uma rotina de consultas, de acordo com a orientação do pediatra. Somente ele vai poder analisar a curva de crescimento, a proporção entre peso e altura, e fazer as devidas orientações.

Quando adulto, é fundamental manter um IMC dentro do recomendável, evitando a obesidade ou a desnutrição. Essas condições aumentam o risco para outras doenças, como diabetes, hipertensão, entre outras.

Quer saber mais algumas dicas sobre as fases de desenvolvimento do seu bebê? Então, confira os nossos artigos recomendados:

- Higiene do Sono
- Vamos falar sobre bullying?
- Diabetes na infância
- A importância do brincar
- Tarefas domésticas: quando incluir as crianças
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »