AtaNews Publicidade 728x90
16/08/2021 às 17h15min - Atualizada em 16/08/2021 às 17h15min

Governadores assinam manifesto em defesa de ministros do STF

Governador do Distrito Federal e de 13 estados publicaram nota, nesta segunda-feira (16), em apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Assessoria de Imprensa, Leonardo Santos

O grupo expressou a sua solidariedade "aos seus ministros [da Corte] e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões". 

 

"No âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita", disseram os Governadores no manifesto.

 

Além disso, os governadores apoiam as eleições 2022, em outro trecho do documento, mencionaram que "o Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis".

 

A lista de signatários inclui os governadores. Renan Filho (Alagoas), Waldez Góes (Amapá), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Renato Casagrande (Espírito Santo), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), João Dória (São Paulo) e Belivaldo Chagas (Sergipe).

 

O manifesto foi lançado depois de uma mensagem publicada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no sábado passado (14), no Twitter. Bolsonaro mencionou que pretende instaurar processos de impeachment contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, esta semana.


Íntegra da carta

 

NOTA PÚBLICA DOS GOVERNADORES EM SOLIDARIEDADE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

 

Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

 

O Estado Democrático de Direito só existe com um Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

 

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

 

Brasília, 15 de agosto de 2021.

 

Assinam esta carta:

 

RUI COSTA Governador do Estado da Bahia

 

FLÁVIO DINO Governador do Estado do Maranhão

 

PAULO CÂMARA Governador do Estado de Pernambuco

 

JOÃO DORIA Governador do Estado de São Paulo

 

EDUARDO LEITE Governador do Estado do Rio Grande do Sul

 

CAMILO SANTANA Governador do Ceará

 

JOÃO AZEVÊDO Governador do Estado da Paraíba

 

RENATO CASAGRANDE Governador do Estado do Espírito Santo

 

WELLINGTON DIAS Governador do Estado do Piauí

 

FÁTIMA BEZERRA Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

 

RENAN FILHO Governador do Estado de Alagoas

 

BELIVALDO CHAGAS Governador do Estado de Sergipe

 

IBANEIS ROCHA Governador do Distrito Federal

 

WALDEZ GÓES Governador do Estado do Amapá


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »