AtaNews Publicidade 728x90
16/08/2021 às 14h51min - Atualizada em 16/08/2021 às 14h51min

Estiagem chama a atenção para o uso consciente da água

GS Inima SAMAR está preparada para evitar racionamento em Araçatuba

Assessoria de Imprensa, Beatriz Pedroso
Foto: Divulgação
Com mais de 60 dias sem chuva e umidade do ar abaixo dos 30%, Araçatuba vem sofrendo as consequências da estiagem. O Rio Tietê já baixou 1,3 metro em comparação com o mesmo período do ano passado e está com volume útil de 40%, contra os 60% registrado em agosto de 2020. Além disso, a concentração de algas no rio tem diminuído a oxigenação da água, provocando a morte de alguns peixes, conforme foi registrado por pescadores nos últimos dias.

A situação traz um alerta: é preciso usar a água com consciência. A GS Inima SAMAR está realizando, desde o início de julho, uma campanha para chamar a atenção da população para que consuma a água com atenção e responsabilidade. O objetivo é evitar um racionamento assim como houve em outubro do ano passado.

Além disso, medidas técnicas também já foram colocadas em práticas e a concessionária, que é responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba, está preparada caso precise fazer captação da parte mais profunda do Tietê.

“Recuperamos uma plataforma móvel que está pronta para ser levada para dentro do rio, caso ele continue abaixando. Ela pode ser deslocada a uma distância suficiente que permita manter o nível de captação, garantindo a distribuição de água em Araçatuba”, explica o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

A balsa flutuante será testada nas próximas semanas e já está à disposição da concessionária, caso seja realmente necessário.

Embora o nível do Rio Tietê tenha reduzido e água esteja comprometida pela quantidade de alga que tem se formado no local, a GS Inima SAMAR possui equipamentos de última geração que tratam essa água e fazem com que ela chegue nas torneiras com qualidade e de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde.

“Seguimos com o trabalho de excelência, garantindo água 100% tratada aos moradores de Araçatuba, mesmo com todas as imposições climáticas. Contudo, gostaríamos de chamar a atenção da população para utilize a água de forma racional e reveja alguns hábitos de consumo”, salienta Eduardo Caldeira.
 
Produção

A GS Inima SAMAR distribui, diariamente, 68.000m³ de água e realiza, mensalmente, 18.900 amostras para avaliar as características do que é disponibilizado para a população.

O abastecimento de Araçatuba é feito com 50% de água vinda do Ribeirão Baguaçu, 40% do Rio Tietê e 10% de poços artesianos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »