AtaNews Publicidade 728x90
16/08/2021 às 14h22min - Atualizada em 16/08/2021 às 14h22min

Ritinha Prates recebe recursos para reestruturar o CER e fará campanha para adequar instalações

Ministério da Saúde liberou mais de R$ 1 milhão que serão usados exclusivamente na compra de equipamentos para o Centro Especializado em Reabilitação; entidade agora precisa da ajuda da comunidade para reformar e construir áreas que permitam as instalações, dando continuidade ao atendimento de excelência a usuários de 40 municípios da região

Assessoria de Imprensa, Marcelo Teixeira
Foto: Marcos Adriano Mantovan e equipamentos
Depois de nove anos de espera, a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), recebeu recursos de um convênio com o Ministério da Saúde (MS) para a compra de uma série de equipamentos, móveis e materiais, que vão de televisores, computadores, aparelhos de ar condicionado e lousas interativas, a desfibriladores, macas, estetoscópios, aparelhos de ultrassom e consultórios completos. Os recursos somam R$ 1.175.324,00 foram liberados em parcela única, depositados em uma conta bancária aberta especificamente para esta finalidade, e devem ser utilizados no período de um ano.

A presidente da entidade, Vanilda Maria Barboza (Vanda), explica que a verba deve ser usada exclusivamente para compras de itens destinados ao CER III (Centro Especializado em Reabilitação), o que acaba gerando outra demanda. "Estamos extremamente felizes com o repasse, pois batalhamos durante quase uma década para melhorar o CER. Agora, entramos em uma nova fase, pois para instalar os novos equipamentos é necessário reformar alguns ambientes e construir outros, e esse dinheiro que veio não pode ser usado para isso", comenta Vanda.

Alguns equipamentos já foram comprados e entregues no CER. De acordo com o coordenador técnico de Reabilitação Física da organização, Marcos Adriano Mantovan, os custos das obras estão sendo calculados para que a associação comece uma campanha de arrecadação junto à comunidade regional. "Precisamos construir três salas, por exemplo, além de uma série de ajustes na infraestrutura do Centro. E como sempre fazemos nestes casos, contamos com ações solidárias da sociedade na doação de recursos e de materiais que nos permitam atingir esse objetivo", diz Mantovan.

"Nunca perdemos a esperança de que seríamos contemplados, e todo ano voltávamos à carga no Ministério, insistindo na necessidade de atualizarmos os nossos equipamentos. Agora, poderemos oferecer equipamentos e materiais mais modernos, o que favorece o conforto e o tratamento dos nossos usuários. Esse convênio visa o fortalecimento do SUS, sendo que todo o recurso será aplicado em favor do atendimento das pessoas com deficiência, as PCDs. E tudo será feito com a máxima transparência, pois o convênio é feito por meio do Fundo Nacional de Saúde, que é o gestor financeiro dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde", conclui Vanda.

O CER

O CER III Ritinha Prates faz atualmente cerca de 500 atendimentos por mês, caracterizando-se como um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação. A unidade é referência para a rede de atenção à saúde na área de abrangência do DRS 2 (Departamento Regional de Saúde).

Todo atendimento realizado no CER é feito de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolve a equipe, o usuário e sua família. O público-alvo dos atendimentos são pessoas com deficiências (auditiva, física e visual) de qualquer sexo e idade, que são devidamente encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS II (Departamento Regional de Saúde), que atende 40 municípios da região de Araçatuba, e que contenham critérios de elegibilidade estabelecidos em portarias e no Instrutivo de Reabilitação do Ministério da Saúde.

Segundo o Departamento, 7,12% da população (IBGE - 2010) de sua área de abrangência tem deficiência motora, 4,78% tem deficiência auditiva e 16,42% tem deficiência visual e necessitam de atendimento especializado. A presidente da Associação Maria Aparecida Nascimento Xavier (Cida) afirma que a compra desses equipamentos será de extrema importância para manutenção e preservação dos atendimentos. "A vinda deste recurso irá impactar na qualidade e quantidade da oferta de serviço, resultando em maiores resultados do público alvo", explica ela.

A Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977, trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas e auditivas. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates) e de uma Oficina Ortopédica. Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos. O HNRP atende atualmente 60 usuários internos com deficiências neurológicas severas e irreversíveis, e o CER presta atendimento a 500 usuários ao mês.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »