AtaNews Publicidade 728x90
15/08/2021 às 15h01min - Atualizada em 15/08/2021 às 15h01min

Agosto Dourado: Santa Casa homenageia mães por desempenho em produção de leite humano

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Como parte das ações referentes ao Agosto Dourado, mês instituído pelo Ministério da Saúde para divulgações sobre a importância da amamentação, o Serviço de Neonatologia e Pediatria Intensiva da Santa Casa realizou na última sexta-feira (13/8) evento interno com mães de bebês internados em unidades intensivas do hospital.
 
O neononatologista e pediatra Anderson Azevedo Dutra, a tesoureira do hospital  Mria Ionice Zucon, e as médicas pediatras Rhaísa Maschio Leandro Bizio e Samara Geovana Favaron  falaram com as mães  sobre a importância da amamentação  e  sobre a necessidade de as púerperas  receberem as informações e o suporte necessário para amamentarem os  seus bebês.
 
Neste ano, o tema do Agosto Dourado é “Proteja a amamentação- uma responsabilidade compartilhada”. O tema foi criado pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) para despertar a certeza de que a amamentação deve ser compreendida como uma responsabilidade que precisa ser compartilhada com todos.
 
Homenagem

O evento também  homenageou  asmães que no mês de julho, registraram bom desempenho em ordenhas realizadas para alimentar bebês internados nas unidades neonatais.

No período, 47 mães foram atendidas no Posto de Coleta de Leite Humano, unidade criada pela Santa Casa de Araçatuba para que mães de prematuros e/ou bebês que precisam continuar no hospital após o parto, possam retirar leite para alimentá-los.
 
Em julho, a produção foi de 34,5 litros. Após a ordenha, o leite é encaminhado para analise pelo Banco de Leite do Hospital da Mulher e retorna ao hospital.

Dentre as mães atendidas, Natalia Cristina Ferreira atingiu o índice ouro, com 4.434 litros; seguida de Denise Aparecida dos Santos 1.407 litros, e Haila Rodrigues 1,356 litros, que respectivamente foram padrões prata e bronze e receberão mimos de incentivo e reconhecimento.
 
Tecnologia

Desde o ano passado, as mães atendidas no Posto de Coleta de Leite Humano contam com a tecnologia para coletar leite.  As ordenhas são realizadas através de um extrator elétrico, bomba automática que agiliza a coleta e oferece conforto às mães. 
 
A máquina reduz o tempo de coleta em relação à ordenha manual e permite extração total de leite das duas mamas simultaneamente, sem causar dor ou danos aos mamilos das puérperas.
 
Devido a grande demanda, a direção da Santa Casa de Araçatuba pleiteou e receveu do Rotary Club Centenário duas  extratoras de leite.

Agosto Dourado

A campanha reforça, junto às mães e profissionais de maternidades, a importância da doação de leite materno. A cor dourada foi adota em alusão à campanha porque o leite humano é considerado o alimento ouro para os bebês.
 
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.
 
O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
 
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »