AtaNews Publicidade 728x90
24/04/2018 às 10h40min - Atualizada em 24/04/2018 às 10h40min

Reeducandos do CR de Araçatuba recebem Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O evento foi realizado na manhã de hoje (24) na unidade prisional masculina e contou com atendimentos médicos, emissão de documentos, palestras e exposição de trabalhos

Assessoria de Imprensa
Hoje (24), sentenciados do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba receberam a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reclusos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade. A cerimônia de abertura oficial ocorreu ás 9h, no próprio estabelecimento e na presença de autoridades, parceiros e convidados da sociedade civil. Durante a semana, foi proporcionado aos reclusos palestras de temas gerais, monitoramento da saúde e identificação civil, além do envolvimento da sociedade no processo de reinserção social.

Os trabalhos da jornada incluem emissão e atualização dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimento jurídico e procedimentos de saúde como: aferição de pressão arterial, teste rápido para HIV, teste de glicemia capilar, avaliação nutricional e abordagem sobre os riscos do tabagismo. Além disso, haverá cortes de cabelo, entrega de certificados dos módulos do "Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania: De Olho no Futuro" da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e do curso de Informática básica, e também, entrega de históricos escolares e exposições das atividades desenvolvidas pela escola vinculadora E.E. José Candido de Souza.

Aos reeducandos foi ministrada palestras com temas diversos: "Prevenção combinada", com a Secretaria Municipal de Araçatuba; "Preparação para a liberdade", com a Célula de Referência Técnica Oeste; "Abertura para o mercado de trabalho", com o Centro Paula Souza de Araçatuba; "Orientações da Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef) de Araçatuba", "Liberte seu potencial" e "Dando asas ao espírito empreendedor", com a Funap de Araçatuba; "Motivação: pensamentos positivos", com a psicóloga Magali Ferreira Pinto do Projeto "Bem Estar" de Araçatuba e "Transforme ideias em ações", com o professor Cleverson Willian Lima Santos.

 
Dados

Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Neste último ano, os Centros de Progressão Penitenciária de Valparaíso, Pacaembu e São José do Rio Preto realizaram, respectivamente, duas edições cada. Para 2018, já estão previstas e agendadas 40 jornadas para os presídios subordinados à Croeste.

 
Ação
 
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »