25/07/2021 às 16h33min - Atualizada em 25/07/2021 às 16h33min

Por que é importante limpar os pincéis de maquiagem? Descubra os benefícios para a saúde da pele

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
Você costuma limpar os seus pincéis de maquiagem? O hábito, que é deixado de lado por muita gente, seja por preguiça, falta de tempo ou por simplesmente não saber que é necessário, pode fazer muita diferença para a pele. Um pincel sujo pode levar diversas complicações para a derme, desde impurezas e coceiras, até bactérias, espinhas e doenças como a foliculite. E de nada adianta usar a maquiagem para valorizar a beleza do rosto, se a pele não está nada saudável. Saiba quais são as vantagens de manter os pincéis em dia e aprenda a limpá-los corretamente. 

Pincel de maquiagem limpo deixa a pele livre de espinhas e coceiras
Um pincel de maquiagem sempre vai acumular restos de produto, principalmente os de base e corretivo, já que esses itens costumam ser cremosos e acumular com mais facilidade nas cerdas. Esse acúmulo pode causar bactérias e fungos, que são levados ao rosto diariamente, abrindo espaço para o aparecimento de doenças de pele. Outro problema é que os poros também podem ficar inflamados, causando espinhas e cravos, até mesmo na pele que não é oleosa, já que a secreção sebácea fica retida ali. Um pincel que não é usado sempre, mas que fica guardado sujo também pode deixar a pele com uma textura mais grossa e nada confortável, já que a poeira pode causar coceira e ressecamento à derme. 

Pincéis de sombra, pó, lábios e de sobrancelhas limpos também fazem a diferença na pele
Os pincéis menores também precisam ser limpos, porque são aplicados em áreas ainda mais sensíveis do rosto, como olhos e sobrancelhas. Pode não parecer, mas o pincel de sombra também retém produtos e deve ser limpo para não causar irritações e até mesmo doenças como conjuntivite. Já os pincéis usados para preencher sobrancelhas e as escovinhas de esfumar os pelos também podem levar problemas por acumular produtos, fazendo com que os fios fiquem contaminados e caiam. 

Aprenda a limpar corretamente os pincéis de maquiagem
Pincéis de maquiagem sujos não só fazem mal à pele como também deixam a maquiagem mal feita e a pele menos luminosa e viçosa. A base ou o BB Cream podem craquelar e não ficar uniforme se o pincel tiver resquícios de base anterior, da mesma forma que a sombra pode não ganhar a cor exata porque pode se misturar ao restinho de sombra usada em outra make. A limpeza pode ser feita de várias formas e o recomendado é uma vez por semana. Confira alguns jeitos de fazer: 


1 - Com água micelar: assim como a água micelar serve como demaquilante, ela também pode servir para limpar os pincéis. Basta colocar um pouco da solução em um recipiente e mexer os pincéis no líquido até que saiam todas as impurezas. Com pincéis menores, vale umedecer um papel toalha e passar nas cerdas do acessório até que fiquem limpas.

2 - Com shampoo neutro: a dica é esfregar com leveza as cerdas do pincel com shampoo ou sabonete neutro, e enxaguar com água morna. Depois, é só deixar secar por completo por cima de um papel toalha.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »