AtaNews Publicidade 728x90
21/07/2021 às 15h21min - Atualizada em 21/07/2021 às 15h21min

Secretaria de Educação promove Formação Coletiva para mais de 1.500 profissionais da área

PMA
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba promove, nos dias 21 e 22 de julho, a Formação Coletiva – Integração e Aprendizado para todos os profissionais da rede municipal de educação. Essa formação antecede a retomada das atividades escolares e traz o objetivo de auxiliar as equipes escolares na busca por soluções que minimizem os impactos na aprendizagem dos estudantes.

Devido a pandemia da covid-19, o evento ocorreu de forma online através do Youtube, com a participação de mais de 1.500 profissionais, entre professores, gestores, coordenadores, secretários de escola, funcionários da limpeza e conservação, alimentação, etc.


O prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor e a secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza participaram da abertura do evento, que ocorreu nesta quarta-feira (21) de manhã. A primeira palestra da formação foi de Eduardo Shinyashiki, palestrante reconhecido internacionalmente, consultor organizacional, escritor, especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal, bem como em desenvolvimento das Competências de Liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching.

Shinyashiki abordou o tema “Competências Socioemocionais na Educação: Integração entre o sentir e o aprender”. Na sequência, Luciane Zenerato e Milene Mendonça, profissionais do Senac Araçatuba, explanaram conteúdos sobre o tema “Acolhimento e protocolos sanitários”.

Silvana deu as boas-vindas aos profissionais da Educação. “Que alegria recepcionar os profissionais que tiveram seu período de recesso tão merecido, profissionais que têm se desdobrado na pandemia para não deixar nenhum aluno para trás. Damos as boas-vindas nesse retorno com um evento de qualidade, que com certeza vai trazer muito conhecimento para todos nós. Assim como nos demais anos, em que pudemos nos reunir presencialmente nesse momento de formação, o prefeito e a vice sempre se fizeram presentes e sabem da importância desse aperfeiçoamento para nossa rede municipal”.

A secretária também citou os desafios do ensino durante a pandemia. “Tivemos inúmeras ações de esforço por parte dos profissionais que, por muitas vezes, deixaram de lado suas funções de crachá para exercer naquele momento o papel de educador. Nós tivemos um professor que pegou a carteira da escola e foi para frente da casa do aluno porque este não conseguia vir até a escola para tirar dúvidas. Gratidão a cada um de vocês. Que esse segundo semestre possa ser tão produtivo quanto foi o primeiro e com certeza nossa expectativa é de que possamos ter mais crianças no ambiente escolar, porque sabemos que lugar de criança é na escola”, finalizou Silvana.

A vice-prefeita Edna Flor agradeceu e afirmou que a administração municipal se esforçou para conseguir vencer todos os obstáculos para que as crianças pudessem ter o necessário durante a pandemia, inclusive a alimentação, como o programa Merenda no Lar. “Nesse período de pandemia aprendemos muitas coisas novas, tivemos que nos reinventar a todo momento. Mas a necessidade de formação é permanente, não muda com o passar do tempo porque é muito importante. É fundamental regar a planta do saber, do conhecimento, da dedicação, mostrando a preocupação com os nossos profissionais da educação. Todos os anos essa formação se faz presente. Desejo que tenhamos um momento de formação que nos renova para enfrentar o segundo semestre do ano”.

O prefeito Dilador Borges valorizou a iniciativa e elogiou a organização do evento por oferecer tantas oportunidades aos profissionais da Educação. “Tudo passa pela Educação, por isso nossa administração dá importância à formação humana, fazendo com que as pessoas tenham oportunidades de ampliarem seus conhecimentos e transmitir às gerações futuras”.

O evento segue até quinta-feira (22), com formações para públicos específicos desde o berçário, recreação, maternal, passando do 1º ao 5º ano, Atendimento Educacional Especializado (AEE), EJA (Educação de Jovens e Adultos), profissionais que atuam com alunos autistas, entre outros.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »