AtaNews Publicidade 728x90
16/07/2021 às 11h54min - Atualizada em 16/07/2021 às 11h54min

WhatsApp: como é a nova função que permitirá que usuários do app mandem mensagens sem o celular

O WhatsApp está testando um novo recurso que permitirá, pela primeira vez, que as pessoas enviem mensagens sem precisar usar o celular

BBC
WhatsApp está testando recurso que permite que pessoas enviem mensagens até quando a bateria acabar
Atualmente, o WhatsApp está vinculado ao telefone do usuário. Seus aplicativos de desktop e web precisam que o dispositivo esteja conectado para receber mensagens. Mas o novo recurso permitirá que os usuários enviem e recebam mensagens "mesmo que a bateria do telefone acabe", segundo informou a empresa.

Até quatro outros dispositivos - como PCs e tablets - podem ser usados ​​juntos, disse o WhatsApp.

WhatsApp é usado por duas bilhões de pessoas no mundo todo, segundo a empresa

WhatsApp é usado por duas bilhões de pessoas no mundo todo, segundo a empresa


Para começar, o novo recurso será lançado como um teste beta para um "pequeno grupo de usuários", e a equipe planeja melhorar seu desempenho e adicionar recursos antes de habilitá-lo para todos.

A criptografia ponta a ponta - ponto-chave de "propaganda" do WhatsApp - ainda funcionará com este novo sistema, disse a empresa. Vários outros aplicativos de mensagens já possuem esse recurso, incluindo o aplicativo criptografado rival Signal, que requer um telefone para se inscrever, mas não para trocar mensagens.

O recurso é há muito tempo reivindicado por usuários do WhatsApp, utilizado por cerca de dois bilhões de pessoas no mundo todo, segundo a empresa.

'Repensar' o design de software do WhatsApp
Em uma postagem de blog anunciando a mudança, os engenheiros do Facebook disseram que o design do software do WhatsApp precisava ser "repensado" para acomodá-la.

Isso porque a versão atual "usa um aplicativo de smartphone como dispositivo principal, tornando o telefone a fonte para todos os dados do usuário e o único dispositivo capaz de criptografar mensagens de ponta a ponta para outro usuário [ou] iniciar chamadas", segundo a empresa.

O WhatsApp Web e outros aplicativos são essencialmente um "espelho" do que acontece no telefone. Mas esse sistema tem desvantagens significativas familiares a muitos usuários regulares, já que o aplicativo da web é conhecido por se desconectar com frequência.

Novo recurso pode ser mais preocupante para segurança do usuário

Novo recurso pode ser mais preocupante para segurança do usuário


Isso também significa que apenas um chamado "aplicativo complementar" pode estar ativo por vez - portanto, carregar o WhatsApp em outro dispositivo desconecta uma janela da web do WhatsApp.

"A nova arquitetura multi-dispositivo WhatsApp remove esses obstáculos, não exigindo mais que um smartphone seja a fonte principal, enquanto ainda mantém os dados do usuário privados e sincronizados de forma segura", disse a empresa.

Tecnicamente, a solução foi dar a cada dispositivo sua própria "chave de identidade". O WhatsApp mantém um registro de quais chaves pertencem à mesma conta de usuário. Isso significa que a plataforma não precisa armazenar mensagens em seu próprio servidor, o que pode levar a questões de privacidade. Mas para Jake Moore, especialista em segurança da empresa de antivírus Eset, não importa o quão robusta seja a segurança, ter mensagens em mais dispositivos ainda pode ser uma preocupação.

"Sempre haverá um ator malicioso procurando criar uma nova maneira de invadir", disse ele. "Abusadores e 'stalkers' agora podem usar esse novo recurso a seu favor, criando terminais adicionais para capturar qualquer comunicação privada sincronizada."

Ele também disse que a engenharia social é uma ameaça "cada vez maior" e que é responsabilidade do usuário ficar atento a possíveis usos indevidos. "Portanto, é vital que as pessoas conheçam todos os dispositivos que estão conectados à sua conta", alertou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »