AtaNews Publicidade 728x90
12/07/2021 às 14h25min - Atualizada em 12/07/2021 às 14h25min

Medalha “Governador Pedro de Toledo” é concedida a presidente da Câmara

A entrega da honraria aconteceu em São Paulo na última sexta-feira, feriado comemorativo à Revolução de 32

Câmara Municipal de Birigui
Cesar Pantarotto Junior em cerimônia no Obelisco do Ibirapuera
O presidente do Legislativo de Birigui, vereador Cesar Pantarotto Junior (PSD), esteve entre as personalidades destacadas pelos serviços prestados à sociedade agraciadas com a Medalha “Governador Pedro de Toledo”. A homenagem foi prestada na última sexta-feira, 9, pela Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32, em feriado alusivo ao 89º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 – que defendia o fim da ditadura imposta pelo governo provisório de Getúlio Vargas na presidência da República e a elaboração de uma nova Constituição.


O evento para a entrega das medalhas aconteceu na capital paulista, no Obelisco ao Soldado Constitucionalista de 1932, no Parque do Ibirapuera. Também recebeu a honraria o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (PSL).

“Fico bastante honrado por ser o primeiro vereador de Birigui a ser contemplado com essa medalha, o que só aumenta nossa responsabilidade social, moral e cívica”, agradeceu o presidente da Câmara.

História


A homenagem foi criada em 1972 e é simbolizada por uma medalha circular, de 3,7 centímetros de diâmetro, estampada pela figura de Pedro de Toledo, interventor federal em São Paulo no ano de 1932 e comandante civil do movimento.

Antes da liderança de Toledo, a reivindicação era conduzida por quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - cujas iniciais deram origem ao movimento MMDC - mortos em conflito no dia 23 de Maio de 1932 e cujos restos mortais estão no Obelisco. Por isso, o reverso da medalha conta com a figura do mausoléu do Obelisco e os dizeres “Viveram Pouco Para Morrer Bem – Morreram Jovens Para Viver Sempre”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »