12/07/2021 às 12h46min - Atualizada em 12/07/2021 às 12h46min

Cor e saúde: descubra o significado das cores designadas para cada mês

Veja o que representa cada uma das cores atribuídas para os doze meses do ano!

Assessoria de Imprensa, Dalton Ribeiro
Foto: Imagem Ilustrativa

Durante o ano, campanhas de conscientização são promovidas com intuito de conscientizar a população sobre doenças e condições de saúde pouco discutidas ou ainda pouco conhecidas. 

 

Representadas por uma cor específica, de acordo com cada mês, elas tratam da importância de um tratamento precoce para essas doenças. Alguns exemplos são o câncer de mama e o câncer de próstata. 

 

No entanto, havendo muitas campanhas de diferentes cores, é comum que algumas pessoas não se recordem o que cada uma delas significa, não é mesmo?! 

 

Pensando nisso, criamos este post para ajudar você a entender o que simboliza cada uma dessas cores. Conheça os meses em que estas campanhas são promovidas e o que podemos fazer para ajudar em suas divulgações. Leia até o final e confira!

As cores mais utilizadas em cada mês

Confira, a seguir, uma lista das principais cores e o que elas representam para cada mês do ano.  

Branco

Durante o mês de janeiro, a cor branca representa um alerta para os cuidados com a saúde mental. As ações que envolvem esta cor têm como objetivo destacar a importância do lado emocional para se garantir um equilíbrio e bem-estar, pois, como dizem: Mente sã, corpo são. 

Laranja

A depender do mês, a cor laranja pode representar até duas campanhas diferentes. Em fevereiro ela simboliza a luta contra a leucemia (sendo ela um dos tipos mais comuns de câncer). Já em novembro ela está presente na Campanha Nacional de Alerta contra o Zumbido, que é o som contínuo percebido nos ouvidos ou na cabeça sem um estímulo sonoro externo. 

Roxo

Esta cor, quando usada nas campanhas, busca aumentar a conscientização sobre o Alzheimer - doença esta que afeta a memória e a linguagem. No Brasil e no mundo, estima-se que cerca de 35,6 milhões de pessoas sofram com seus efeitos.

  •  

Azul-marinho

Com promoção no mês de março, a campanha contra o câncer colorretal é representada pela cor azul-marinho. Este é o terceiro tipo de câncer mais comum no país.

 

Apenas como título de curiosidade, a escolha do mês foi devido ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, que acontece em 27 de março. 

Verde

O dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A cor verde é usada para lembrar a importância da prevenção contra acidentes ocupacionais. Sua campanha normalmente envolve tanto o poder público quanto a população.

Amarelo

A cor amarela é uma das mais utilizadas ao longo do ano. Ela pode representar diferentes campanhas, sendo elas:

 
  • Prevenção de Acidentes de Trânsito (Maio);

  • Prevenção às hepatites virais e importância do diagnóstico precoce do câncer ósseo (Julho);

  • Prevenção do suicídio (Setembro).

Vermelho

Assim como o amarelo, o vermelho também é uma cor de grande importância as campanhas relacionadas a:

 
  • Importância da doação de sangue (Junho);

  • Doenças cardiovasculares (Setembro);

  • Luta contra a AIDS (Dezembro).

 

Meses que utilizam essa cor:

  • Junho (No dia 14 é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue)

  • Setembro (O dia 29 é considerado o Dia Mundial do Coração)

  • Dezembro (No dia 01 é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS)

Dourado

Utilizada nos meses de agosto e novembro, a cor dourada pode representar duas causas distintas: a conscientização do aleitamento materno e a prevenção do câncer infantojuvenil, respectivamente.

Rosa

Talvez a cor mais famosa quando pensamos nas campanhas de conscientização. O movimento, criado em outubro de 1990, lembra especialmente as mulheres a respeito da prevenção e cuidados contra o câncer de mama. 

 

Azul

Outra cor tão famosa quanto o rosa é o azul. Durante o mês de novembro ela representa o movimento de alerta preventivo contra o câncer de próstata e seus riscos. Uma vez que o público masculino é alvo desta doença, a quebra de paradigmas sociais se faz necessário. Desta forma, os homens podem reconhecer a importância de exames regulares para o controle e boa manutenção de sua saúde. 

 

Como você pode ajudar nesses meses?

Há muitas maneiras de nos posicionarmos. Podemos ajudar a apoiar pessoas em todo o mundo e, ainda, aumentar sua conscientização. Aqui estão algumas delas:

 
  • Eduque-se: a primeira coisa que você pode fazer é ler sobre o assunto. Isto é, obtenha uma compreensão mais profunda do tema e busque conhecer histórias reais de pessoas que enfrentam ou já enfrentaram tal doença. 

  • Apoie: doar para instituições de caridade e fundações para pesquisas são boas maneiras de apoiar estas causas. Mas, caso não possa, você também poderá contribuir na divulgação do tema em suas redes sociais. 

 

Pensando nisso, é importante ressaltar aqui que as campanhas de conscientização também nos inspiram a uma vida menos acelerada, que tem como prioridade estar em equilíbrio. 

 

Isso inclui manter uma alimentação saudável, fazer exercícios diários, realizar exames periodicamente, não hesitar em marcar uma consulta após um alerta de que algo não vai bem e, para sua segurança, ter um seguro de vida.

 

Cuide-se bem e consulte seu(s) médico(s) quando necessário!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »