AtaNews Publicidade 728x90
10/07/2021 às 17h08min - Atualizada em 10/07/2021 às 17h08min

O seu cabelo está caindo muito? Especialista explica porque as mulheres estão perdendo mais fios e dá dicas para evitar a queda

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
Se antes eram os homens os que mais procuravam tratamentos para queda de cabelo e calvície, hoje cada vez mais mulheres têm reclamado de um aumento excessivo da perda dos fios. De acordo com o professor e tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, essa mudança foi notada nos consultórios: "Nos últimos anos, esta procura tem aumentado muito", conta. Mas o que pode ter gerado esse cenário? As mudanças rápidas e intensas na vida de mulheres mundo afora podem estar afetando a saúde dos seus cabelos? Confira mais detalhes!

Estresse é um dos principais responsáveis pela queda de cabelo
Em uma pesquisa feita no Reino Unido, 75% das entrevistadas afirmavam associar a perda dos fios a uma rotina atribulada. Para Valcinir Bedin, o estilo de vida intenso da mulher - cheio de cobranças profissionais e pessoais - pode sim ser um dos responsáveis pela queda de cabelo. "O estresse, a vida atribulada, as jornadas múltiplas de trabalho, a poluição, tudo isso contribui para a queda de cabelos. Nas mulheres, estas situações podem levar à alterações hormonais e estas levarem à queda dos cabelos", explica. Os cabelos são estruturas sensíveis a todos os hábitos de nossa vida: "O excesso de trabalho, o aumento da tensão, a falta de lazer e descanso, a má alimentação, em qualidade e quantidade, as doenças crônicas não tratadas são alguns pontos a serem estudados", analisa o tricologista.


Queda de cabelo pode ter solução
O problema da queda, no entanto, pode ser resolvido com a ajuda de um médico, que indicará os tratamentos adequados para cada situação. Não é o caso da calvície, por exemplo, que é associada a fatores genéticos. "A queda de cabelos deve ser pesquisada para se saber o real motivo que a está desencadeando", conta Valcinir. O profissional ainda adianta algumas soluções: "se for hormonal, metabólico ou nutricional, basta fazer a reposição dos nutrientes ou dos hormônios para que tenhamos sucesso. Mudanças na forma de vida, abandonando o estresse e tendo uma vida mais equilibrada ajuda."


Rotina de cuidados com os fios pode melhorar a situação
Medicamentos específicos recomendados por um profissional podem ajudar a controlar a queda do cabelo. Ainda assim, é preciso manter uma rotina de cuidado com os fios e rever alguns hábitos do nosso dia a dia para não agravar a situação. "Lavar os cabelos em dias alternados, com água fria ou levemente morna, com duração máxima de água caindo sobre eles de 3 minutos, ajuda”, sugere Bedin. Usar produtos de boa qualidade e cuidar das pontas duplas também são recomendações do especialista. Você também pode rever alguns hábitos comuns, como fazer penteados muito apertados ou usar o cabelo solto com a bolsa no ombro, que também podem contribuir para a queda dos fios.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »