AtaNews Publicidade 728x90
07/07/2021 às 11h44min - Atualizada em 07/07/2021 às 11h44min

Legislativo de Penápolis conhece iniciativas de acessibilidade da Câmara araçatubense

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
A presidente da Câmara de Penápolis, vereadora Letícia Sader (MDB), veio conhecer alguns projetos da área de acessibilidade existentes na Câmara de Araçatuba. A parlamentar participou de uma reunião de cortesia com o presidente do Legislativo araçatubense, vereador Dr. Alceu (PSDB), na manhã desta segunda-feira (5/7).

A parlamentar de Penápolis é cadeirante e exerce o seu primeiro mandato de vereadora. Ela pediu informações sobre como foi implantado e funciona o serviço de tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) das sessões ordinárias em Araçatuba.


Na atualidade, a transmissão em Libras das sessões é feita na íntegra por duas intérpretes, que são servidoras concursadas e com formação específica na área. O projeto de resolução que inseriu esse tipo de transmissão, de autoria da então vereadora Edna Flor, foi aprovado em maio de 2015. Em 2010, em caráter experimental, a Câmara de Araçatuba já fazia esse tipo de transmissão.

SINALIZAÇÃO TÁTIL

Outro aspecto de acessibilidade de interesse da Câmara de Penápolis foi a aprovação recente pela Casa araçatubense de um projeto de resolução, assinado pelo vereador Wesley da Dialogue (Podemos), que obriga a sinalização tátil no prédio da Câmara para possibilitar acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Conforme essa proposta, a sinalização tátil é feita com caracteres em relevo, braille ou figuras em relevo em pisos, corrimãos, acesso às escadas, elevadores e outros equipamentos necessários.

“Nós queremos estreitar os contatos entre as duas Câmaras, dialogando sobre vários projetos, principalmente na área de acessibilidade. Estamos pensando na inclusão de pessoas com todos os tipos de deficiência”, destacou a presidente do Legislativo de Penápolis, Letícia Sader.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »