AtaNews Publicidade 728x90
03/07/2021 às 15h50min - Atualizada em 03/07/2021 às 15h50min

Tite comenta atuação do Brasil e descreve mudanças táticas contra o Chile

Técnico falou com a imprensa após a vitória por 1 a 0 nesta sexta-feira, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

CBF
Brasil x Chile pelas qusrtas de final da Copa América 2021 - Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Um cenário diferente, que encontrou uma equipe preparada para as adversidades. Foi assim que o técnico Tite avaliou a atuação do Brasil na vitória por 1 a 0 sobre o Chile nesta sexta-feira, no Estádio Nilton Santos, pela CONMEBOL Copa América 2021.

Com a classificação para as semifinais em jogo, a Seleção Brasileira viu tudo ficar mais complicado quando perdeu Gabriel Jesus, expulso no início do segundo tempo. Com um homem a menos em campo, o Brasil soube se reorganizar e levou a vantagem de 1 a 0 até o fim da partida, carimbando o passaporte para a próxima fase.

"Um dos nossos objetivos é antecipar situações de jogo. A gente antecipa estar com um a menos. Não que queiramos isso, mas às vezes por um acidente, como expulsão", revelou Tite em entrevista coletiva.

Alguns jogadores mudaram de posição e até mesmo de função dentro de campo após a expulsão. É o caso de Neymar, por exemplo, que passou a jogar mais à frente, e de Paquetá e Richarlison, que 'desceram' para ajudar a marcação.

"Como estávamos com o placar à frente, abrimos os dois externos deixando o Neymar em uma situação mais avançada. Tem de marcar mais baixo. São as duas equipes com mais posse, mais trocas de passe, mais propositivas, mais jogos. Aí ficamos com situação mais atrasada, controlando o Chile e procurando contra-ataque, tanto que tivemos mais finalizações nesse período mesmo tendo menos a bola", avaliou o técnico.

Lucas Paquetá foi um dos grandes nomes da vitória nesta sexta-feira (2). Acionado por Tite no intervalo da partida, o meia fez o único gol do jogo em seu primeiro toque na bola. Mas, além disso, participou efetivamente do sistema defensivo, surpreendendo até mesmo a comissão técnica. Neste período mais longo com os atletas, vários jogadores têm mostrado qualidades que podem acrescentar muito ao plano de jogo da Seleção, como contou César Sampaio.

"(Paquetá) É um atleta que tem produzido bastante para a gente. Entendo que para a carreira dele também. Algumas funções que não sabíamos que podia executar ele vem executando muito bem. O futebol moderno exige muito da participação defensiva (dos atacantes e meias) e ofensiva dos defensores. Esse atleta quando consegue fazer a parte dele, que é um articulador, e ainda consegue contribuir defensivamente, ele acaba sendo um atleta muito produtivo. Não quero me atentar só ao Paquetá. Nesse período temos tido surpresas positivas e é uma geração que temos tratado com muito carinho", resumiu o auxiliar técnico da Seleção Brasileira.

Com o triunfo, o Brasil agora enfrenta o Peru na próxima segunda-feira (5), novamente no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela semifinal da CONMEBOL Copa América 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »