AtaNews Publicidade 728x90
30/06/2021 às 15h52min - Atualizada em 30/06/2021 às 15h52min

Estudantes vacinados se sentem preparados para começar faculdade, aponta pesquisa

Setor do ensino superior privado deverá ter retomada positiva a partir do próximo semestre

Agência Educa Mais Brasil
Foto: Imagem Ilustrativa
No próximo semestre já deve haver crescimento na retomada das matrículas no ensino superior diante da confiança dos estudantes com a vacinação em massa, como conclui a pesquisa “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 3ª edição”, divulgada nessa terça-feira (29). O levantamento aponta que 39% dos entrevistados que tomaram pelo menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 desejam começar uma graduação ainda neste ano.

O ensino superior privado concentrou 75,8% das matrículas no Brasil, em 2019, de acordo com o último Censo da Educação Superior, sendo 35% na modalidade a distância (EAD) e 65%, na presencial.

Contudo, o setor foi um dos mais impactados pela pandemia, com a suspensão das aulas presenciais. Diante do avanço da imunização, a perspectiva é de melhora na confiança dos estudantes em retomarem os estudos.

Em junho do ano passado, 43% dos jovens que poderiam estar cursando o ensino superior decidiriam começar os estudos apenas quando a situação se normalizasse. Um ano depois o percentual de insegurança caiu para 26%.

Conforme o levantamento, 41% dos entrevistados pensam em ingressar no ensino superior no início de 2022. Entre aqueles que ainda não foram vacinados, 16% responderam que têm intenção de começar seus cursos no meio do ano e 43% vão aguardar o próximo ano letivo.

“A gente percebe que começou a melhorar a procura, especialmente pelo ensino presencial, que foi a modalidade mais afetada durante a pandemia. Mas, está claro que a retomada forte ficará para 2022”, diz o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier.

Ainda conforme o levantamento, a maior parte do interesse dos estudantes está concentrada nos cursos da área da Saúde, representando 30% dos entrevistados. Em seguida, estão as ofertas de negócios (20%), Direito (12%), Educação (11%), Engenharias (8%), Arte e Design (7%), Tecnologia da Informação (5%) e outros (8%).
 
Sobre a pesquisa 
Realizada pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, em parceria com a Abmes, a pesquisa “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 3ª edição” foi feita entre 19 e 22 de junho, pela internet. Ao todo, participaram 1.212 homens e mulheres, de 17 a 50 anos, que desejam ingressar em cursos de graduação presenciais e EAD ao longo dos próximos 18 meses, em todo o Brasil.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »