AtaNews Publicidade 728x90
30/06/2021 às 12h27min - Atualizada em 30/06/2021 às 12h27min

Unicamp disponibiliza planos de aula gratuitos para professores de História

Material faz parte de conteúdos produzidos nas Olimpíadas de História

Agência Educa Mais Brasil
Foto: Imagem Ilustrativa
Cerca de 300 planos de aula para alunos do ensino fundamental e médio estão sendo disponibilizados gratuitamente pelo departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp . O conteúdo foi selecionado entre os melhores produzidos por professores que participaram de diferentes edições das Olimpíadas de História, realizadas pela instituição.

A universidade liberou um link específico para acessar os planos que são divididos em seis temas: “História da África”, “História dos Índios” e “Ditadura Civil-Militar”, “Imagens da sala de aula”, “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais” e “A Canção Popular Brasileira no ensino de História”.

O objetivo é “oferecer materiais, vídeos e sugestões de leituras que podem posteriormente ser utilizados pelos professores em suas próprias salas de aula”. Os planos são completos e indicam como abordar os assuntos dentro da sala de aula. Os professores podem consultar formas de avaliação, além terem indicação de bibliografia e conteúdos diversos (vídeos, reportagens, músicas etc).

Os planos de aula são resultados das atividades finais realizadas nos Cursos de Formação Continuada para Professores, oferecidos paralelamente às provas da Olimpíada desde 2013. Nesses cursos, os professores participantes trabalham um tema escolhido a partir de demandas curriculares e constroem os materiais que podem ser usados como apoio por outros docentes em suas aulas.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Unicamp, ocorre anualmente com professores e alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos) e do médio de escolas públicas e particulares de todo país. Em 2021, as provas ocorreram de forma on-line entre os dias 3 de maio e 12 de junho. A lista final com os vencedores da edição ainda não foi divulgada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »