AtaNews Publicidade 728x90
29/06/2021 às 11h58min - Atualizada em 29/06/2021 às 11h58min

Campanha de vacinação contra Gripe já imunizou 21 mil pessoas dos grupos prioritários em Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A vacinação contra a gripe já imunizou 21.108 pessoas em Birigui desde o início da campanha, em 12 de abril. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha alcançou 47,1% de cobertura vacinal dos grupos prioritários. A imunização segue até o dia 9 de julho.

Podem se vacinar pessoas comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e urbano, membros das Forças de Segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

O público inclui ainda os idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos completos, profissionais da saúde e professores. A escolha dos públicos-alvo segue recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Até o momento já foram vacinados 11.643 idosos; 4.366 crianças; 2.237 trabalhadores da saúde; 1.340 pessoas com comorbidades; 754 professores; 489 gestantes; 109 puérperas; 105 profissionais das Forças de Segurança; 50 caminhoneiros; 11 trabalhadores do transporte e 4 pessoas com deficiência.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Os cidadãos que fazem parte destes grupos e ainda não se imunizaram devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de suas casas, das 7h30 às 12h, para receber a dose. A imunização ocorre também no drive-thru do Hangar, das 13h às 17h.

Para ser vacinado é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação. Os grupos de trabalhadores devem apresentar ainda comprovante de vínculo empregatício ativo. Já as pessoas com comorbidades ou deficiência devem apresentar receita ou comprovante médico da doença.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, ressalta a importância de todos que fazem parte dos grupos prioritários se imunizarem contra a gripe, que protege contra os três tipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e a influenza B.

“A vacina é segura e aplicada com o objetivo de evitar complicações graves provocadas pela doença, que podem até levar a óbito. Por isso, é importante que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de vacinação o quanto antes. A vacina contra a influenza também salva vidas”, afirmou.

Vale lembrar que as pessoas dos grupos prioritários que tomaram a vacina contra a covid-19 precisam aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para receber o imunizante da gripe. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas conjuntamente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »