AtaNews Publicidade 728x90
28/06/2021 às 12h07min - Atualizada em 28/06/2021 às 12h07min

Cuidados essenciais para manter os dentes perfeitos

Além de serem peça fundamental do processo digestivo, os dentes são elementos importantes para a autoestima, visto que funcionam como um cartão de visitas

Assessoria de Imprensa, Gabriel Paladino
Foto: Imagem Ilustrativa
Manter a dentição bonita e saudável é essencial para autoestima e para a saúde do corpo como um todo, podendo ser alcançada por conta de uma rotina bem trabalhada em relação aos cuidados com os dentes.

Mas qual é a melhor forma de cuidar dos dentes? Quais as práticas que devemos ter cotidianamente para evitar doenças bucais e garantir que a dentição se manterá bonita e saudável? É isso que veremos no artigo a seguir.

Importância de cuidar da saúde bucal
A boca é um órgão de suma importância para o funcionamento do nosso organismo, pois é a região em que o processo de digestão se inicia, possibilitando que os alimentos que consumimos sejam digeridos da melhor maneira possível. 

Nesse órgão, os dentes são uma das estruturas mais importantes para o processo, visto que são eles os responsáveis por cortar e triturar os alimentos ainda na boca.
 
Ou seja, a dentição permite que os alimentos cheguem mastigados no estômago e em outros órgãos do corpo humano que fazem parte dessa etapa de digestão e serão nutridos por suas vitaminas e minerais.

Entretanto, eles só conseguem trabalhar da maneira correta quando estão saudáveis, fortes e fixados em suas raízes. 

O grande problema é que, infelizmente, muitas pessoas acabam não se importando com o cuidado bucal ou não entendendo a importância desse trato e de seguir as recomendações de dentistas do odonto empresarial, deixando os cuidados para depois, podendo atingir toda a saúde.
 
Além de serem peça fundamental do processo digestivo, os dentes são elementos importantes para a autoestima, visto que funcionam como um cartão de visitas.
 
Muitas vezes, quando você encontra alguém conhecido ou desconhecido, a primeira parte do seu corpo que ela repara é o seu sorriso. Quanto mais qualificado o sorriso for, mais interessante será esse encontro.
 
Dessa maneira, para manter os dentes fortes, saudáveis e aptos para formar um belo sorriso, é essencial cuidar da saúde bucal, e esses cuidados devem ser rotineiros, durante toda a vida.

Quais são os principais cuidados?
Como falamos, é imprescindível cuidar da saúde dos dentes durante as fases da vida, sendo essa uma das principais recomendações de profissionais da odontologia que atuam em plano odontologico empresarial. Mas você sabe quais são os principais cuidados que as pessoas devem ter? Para começar, precisamos falar da higienização bucal, que desempenha um papel essencial nesses cuidados.
 
Os dentes são estruturas fortes, consideradas uma das partes mais duras do corpo humano. 

Entretanto, a boca é o espaço de principal contato com os alimentos, que podem ser geradores e formadores de diferentes tipos de bactérias.
 
Uma pessoa adulta, normalmente, deve possuir 32 dentes, que são desenvolvidos ao longo do tempo. Entre cada dente, existe um espaço que os separam, as vezes podendo ser inexpressivas, mas em outros casos, podem ser maiores.
 
Quando você se alimenta, é normal que certos tipos de alimentos fiquem presos entre os dentes, alguns com mais facilidades que os outros. 
 
Dessa forma, quando isso acontece, e você não faz a limpeza adequada da dentição, a cavidade começa a formar e alimentar bactérias, que se multiplicam e se alimentam da estrutura dentária. É assim, inclusive, que diversos problemas bucais surgem, tais como:
 
Formação da placa bacteriana;

Acúmulo de tártaro;

Cárie;

Halitose.
 

Nesse sentido, é essencial retirar os alimentos que ficam presos aos dentes e na gengiva, garantindo mais vitalidade para os dentes e para outras partes da boca, como as próprias gengivas e a língua.
 
Como é costumeiramente falado por dentistas de plano dental para MEI, algumas práticas de limpezas são indispensáveis, como a escovação dos dentes e língua utilizando escovas e cremes dentais apropriados, que deve ser seguido do uso de fio dental.
 
Caso você perceba que isso não está sendo o suficiente para manter os dentes limpos, existem outros elementos que podem ser utilizados para complementar a limpeza. 
 
No entanto, para isso, é importante que você consulte seu dentista em um plano odontologico ou clínica de confiança, por exemplo, para receber as melhores recomendações conforme o quadro e necessidade.

Acompanhamento com dentistas
Para finalizar e complementar o que foi dito anteriormente, ter um acompanhamento com dentistas para garantir ainda mais qualidade para as práticas de higienização e para melhorar a condição da sua saúde bucal é muito importante.

Existem diversas maneiras de você conseguir o acompanhamento odontológico adequado, como em consultórios públicos ou particulares, em que você marca a consulta diretamente com o profissional que estará trabalhando neste consultório.

Entretanto, esses métodos nem sempre são vantajosos, muito por conta da dificuldade de encontrar valores adequados ao seu orçamento em consultórios particulares e também por conta da ampla concorrência. Por isso, também existem opções de recorrer ao convenio odontologico. 
 
No caso do convênio, é possível pagar uma mensalidade e conseguir atendimento em uma variedade de clínicas na sua região, conforme a especialidade desejada e com a frequência mais acessível e simplificada.
 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »