AtaNews Publicidade 728x90
27/06/2021 às 14h58min - Atualizada em 27/06/2021 às 14h58min

Como recuperar o cabelo quebrado por chapinha? 4 cuidados essenciais para fazer em casa

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
O cabelo quebrado por chapinha é uma consequência comum do uso excessivo ou indevido dessa ferramenta de calor. A temperatura elevada remove nutrientes da fibra capilar, o que enfraquece a sua estrutura e leva à quebra. Isso pode acontecer tanto em cabelos naturais, quanto em cabelos alisados com progressiva. Para reverter o problema e recuperar a força dos fios, o primeiro passo é repor os nutrientes perdidos e fazer um detox dos hábitos que ocasionaram a quebra. Listamos quatro cuidados essenciais que você pode fazer em casa. Confira!

1. A reconstrução é um tratamento essencial para recuperar o cabelo quebrado por chapinha

Melhor amiga das madeixas danificadas, a reconstrução capilar é um dos tratamentos essenciais para recuperar o cabelo quebrado por chapinha. Esse tratamento é o responsável por devolver proteínas para a fibra capilar, um nutriente que deixa os fios mais encorpados, fortes e auxilia no controle da quebra. Na hora de fazer o tratamento procure por uma máscara de reconstrução rica em ativos como as ceramidas que, além de restaurar, protege as cutículas e o córtex capilar, minimizando os danos mais comuns provocados pelo uso de chapinha: quebra, ressecamento, rigidez e pontas duplas. A reconstrução deve ser feita uma vez a cada 15 dias até que os cabelos estejam mais saudáveis e com a quebra controlada para não sobrecarregar os fios com o excesso de proteínas, que são ativos altamente potentes. Após isso, faça o tratamento uma vez por mês.

2. Adicione a hidratação e a nutrição na rotina para devolver maciez e maleabilidade aos fios
O cabelo quebrado por chapinha também necessita de reposição de água e lipídios, dois nutrientes responsáveis por conferir maciez, maleabilidade e brilho às madeixas, além de auxiliar na proteção da fibra contra agressões externas. Por isso, é importante incluir a hidratação e a nutrição capilar na rotina de cuidados semanais para complementar o cronograma iniciado com a reconstrução. Para hidratação, procure por máscaras de alta potência e com ativos preenchedores, como o ácido hialurônico, que têm maior capacidade de penetração nos fios. Já na nutrição, a melhor aposta são as máscaras ricas em óleos vegetais, como óleo de coco e rícino.


3. Use uma dupla de shampoo e condicionador com alto poder de hidratação
Nos cuidados com o cabelo danificado, todo cuidado é pouco, inclusive durante as lavagens. Embora muitas pessoas subestimem essa etapa da rotina, a verdade é que os produtos utilizados para higienizar os cabelos, a temperatura da água e a forma de aplicação podem contribuir para melhorar ou piorar o estado de saúde dos fios. Para lavar e recuperar um cabelo quebrado por chapinha, o segredo é substituir o shampoo e condicionador comum por produtos que tenham uma fórmula mais hidratante, para um limpeza gentil e sem ressecar, e reparadora. O shampoo preenchedor e o condicionador selador, de Elseve Hidra Hialurônico, são uma boa pedida para essa missão, pois têm propriedades que promovem uma hidratação profunda nos fios e selam as cutículas. Aplique o shampoo apenas no couro cabelo e use o condicionador em todo o comprimento e pontas, sempre usando água fria durante os enxágues.

4. Pare de fazer chapinha e progressiva até que os cabelo tenha se recuperado da quebra
Se seu cabelo está quebrado pelo uso excessivo de chapinha, é fundamental suspender momentaneamente o seu uso - e o de outras ferramentas de calor, como secador e babyliss - até que ele esteja forte e recuperado da quebra. O mesmo vale para quem faz progressiva ou outras químicas de alisamento que contribuem para o acúmulo de danos na fibra capilar e estimulam a quebra dos fios. Durante esse período, deixe os cabelos secarem naturalmente e aposte em um creme de pentear com ação reparadora, hidratante ou nutritiva para complementar a ação dos tratamentos. Outra dica é aplicar algumas gotas de um óleo capilar após o creme selar a hidratação e criar uma película protetora contra agentes externos, como sol, umidade, vento e poluição que podem causar ressecamento e atrapalhar o processo de recuperação da saúde das madeixas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »