AtaNews Publicidade 728x90
20/04/2018 às 15h44min - Atualizada em 20/04/2018 às 15h44min

SAMAR e Secretaria do Meio Ambiente comemoram Dia do Ribeirão Baguaçu com plantio em área degradada às margens do manancial

O Dia do Baguaçu foi instituído pela Lei Municipal 5.939/2001 e é comemorado no dia 22 de abril

Assessoria de Imprensa
Em homenagem ao Dia do Ribeirão Baguaçu, a SAMAR e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizaram na manhã desta sexta-feira (20) o plantio de dezenas de áreas para recuperação da mata ciliar em trecho às margens do Ribeirão.

O Dia do Baguaçu foi instituído pela Lei Municipal 5.939/2001 e é comemorado no dia 22 de abril.

O local que está sendo recuperado está localizado no perímetro urbano, com acesso pela Rua Dr Keisaburo Fujihara, que fica ao lado do clube Hot Planet. Trata-se de 800 m² de área degradada que ainda receberá uma cerca para evitar o acesso de animais. Após o plantio, a SAMAR continuará a cuidar do local com regas periódicas das plantas.

O plantio teve o apoio de colaboradores do clube Hot Planet, que recebe centenas de visitantes de toda a região aos finais de semana. Quinze jovens do programa de Serviço de Convivência Infanto-Juvenil do bairro Alvorada também participaram da ação. Durante o evento o Secretário Municipal do Meio Ambienta, Petrônio de Lima, falou da importância do Ribeirão para a cidade de Araçatuba e a necessidade de ações de preservação do manancial.

SAMAR investe em ações para preservação do Ribeirão Baguaçu

Desde que assumiu os serviços em Araçatuba, a SAMAR realiza ações de preservação do Baguaçu, considerado o principal manancial da cidade.

Em 2018 foi realizada a 1ª Expedição Baguaçu, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ONGS, para traçar um diagnóstico das atuais condições do ribeirão. Foram detectados pontos de degradação que necessitam de ações imediatas.

Em janeiro deste ano a SAMAR iniciou a obra de remanejamento e instalação de novas tubulações de emissários às margens do Baguaçu e ainda a construção de 30 novos poços de visita. A obra deverá ser concluída até o mês de agosto deste ano e está orçada em aproximadamente R$ 2 milhões.

Por se tratar de obras em áreas verde, a SAMAR realizou um estudo minucioso de impactos ambientais para a preservação da vegetação existente no local e por isso realizará o plantio de árvores nativas, numa área sem qualquer tipo de vegetação, para o florestamento local.

O Ribeirão Baguaçu faz parte da vida de 65% dos araçatubenses como a principal fonte de abastecimento de água. A SAMAR capta, trata e distribui aproximadamente 1,9 milhões de metros cúbicos de água ao mês do ribeirão.

Apesar de ser estreito, ele possui aproximadamente 55 quilômetros de extensão da nascente, na cidade de Braúna, até sua foz, no rio Tietê. Numa boa parte desse trajeto o ribeirão passa por perímetros urbanos onde fica exposto a erosões, poluição e degradação. Por este motivo, a SAMAR realiza ações de conscientização para a preservação deste manancial.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »