AtaNews Publicidade 728x90
26/06/2021 às 16h55min - Atualizada em 26/06/2021 às 16h55min

Uma árvore comestível: bolo de gelatina com frutas vermelhas

A Receitaria
Esta receita é obrigatória para quem adora gelatina. Um bolo de gelatina com várias camadas que acabam formando uma árvore. É tanto arte como uma festa para os olhos e paladar. Veja como criar uma árvore comestível com folhas e galhos coloridos usando gelatinas diversas, três formas, espetos, chocolate e frutas vermelhas!

Porções: 12-14
Tempo de preparo: 60 min
No fogo: 10 min
Tempo total: 70 min
Informações adicionais: 360 min (descanso e tempo de espera)
Dificuldade: difícil

Ingredientes:

Para a gelatina transparente:


3 litros de água;
200 g de açúcar;
Suco de dois limões sicilianos (espremido e peneirado);
180 g de folhas de gelatina incolor.

Para o mousse/gelatina verde:

150 ml de creme de leite;
10 g de açúcar;
1 pacote de gelatina de limão (12 g).

Para a gelatina marrom:

300 ml de creme de leite;
150 g de chocolate meio-amargo;
7,5 g de folhas de gelatina incolor;
20 g de açúcar.

Mais:

3 formas de fundo removível (diâmetro: 16 cm);
1 copo (diâmetro: 3 cm);
1 canudo grosso para coquetel;
1 canudo normal;
75 g de mirtilos;
75 g de framboesas;
1 raminho de hortelã;
Espetos de madeira;
Filme plástico.

Passo a passo:

1. Para preparar a gelatina transparente, coloque todos os ingredientes em uma panela e aqueça lentamente. Certifique-se de mexer muito delicadamente com uma espátula de silicone, caso contrário, você corre o risco de criar muitas bolhas que atrapalharão o visual.

2. Coloque filme plástico no fundo das formas para evitar vazamentos. Coloque as framboesas, mirtilos e hortelã na primeira forma. Em seguida, despeje um pouco da gelatina líquida (fria) sobre ela, mas apenas o suficiente para que as frutas ainda fiquem à mostra. Em seguida, deixe repousar na geladeira por cerca de meia hora.

3. Em seguida, preencha a forma com mais gelatina transparente e refrigere.

4. Encha completamente a segunda assadeira com a gelatina transparente.

5. Preencha também a terceira forma com gelatina (mas cerca de 1,5 cm menos que a segunda forma). Agora coloque todas as formas na geladeira por cerca de 4 horas.

6. Para o mousse/gelatina verde, coloque todos os ingredientes indicados em uma panela e aqueça lentamente. Mexa tudo e deixe esfriar a cerca de 30 °C.

7. Retire a terceira forma da geladeira e despeje o mousse/gelatina verde, frio, sobre a gelatina transparente endurecida. Agora perfure a superfície com vários espetos de madeira, conforme mostrado no vídeo. Em seguida, retorne a forma à geladeira por cerca de 30 minutos.

8. Para a gelatina marrom (de chocolate), coloque todos os ingredientes indicados em uma panela e aqueça, mexendo, até que a gelatina se dissolva. Deixe esfriar até cerca de 30 °C.

9. Assim que o conteúdo das formas for colocado na geladeira, use um copo para fazer um buraco no meio do mousse/gelatina verde.

10. Em seguida, usando um canudo grosso de coquetel, fure três vezes o meio da camada de gelatina transparente. Pressione o dedo na parte superior do canudo, para que possa extrair facilmente o interior (esperte o canudo diagonalmente).

11. Perfure a camada de gelatina com as frutas usando um canudo normal em três locais diferentes (não perfure até o final; faça apenas até chegar nas frutas). Em seguida, remova os aros de todas as formas, mas deixe a camada de gelatina com as frutas no fundo da forma por enquanto.

12. Coloque a camada totalmente transparente por cima da camada com as frutas. Certifique-se de que as perfurações se misturem.

13. Por fim, coloque a camada de gelatina com a parte superior verde por cima. Despeje a gelatina marrom de chocolate no orifício cortado, de modo que escorra pelas diferentes perfurações.

14. Deixe endurecer, vire o bolo e sirva. Enfeite a superfície com algumas frutas frescas.


Esta receita requer um pouco de paciência, mas o resultado é espetacular! O visual é divino e os diferentes sabores de gelatina com frutas são uma deliciosa combinação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »