AtaNews Publicidade 728x90
24/06/2021 às 16h40min - Atualizada em 24/06/2021 às 16h40min

Santa Casa de Araçatuba terá simpósio voltado à covid-19

Santa Casa de Araçatuba
O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) está organizando o 1º Simpósio de Medicina Intensiva da Santa Casa de Araçatuba, que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho. Será o primeiro evento médico científico regional do segmento e terá como tema “Cuidados aos pacientes com covid-19".

O simpósio é direcionado aos médicos, residentes, internos e todos os profissionais das equipes multidisciplinares que atuam nas linhas de enfrentamento à covid-19 no complexo hospitalar.    Veja a programação em fotos anexas.

O evento terá em torno de 30 palestras que serão ministras em em salas simultâneas por especialistas e preceptores que atuam nas diversas áreas médicas da Santa Casa de Araçatuba.  A coordenação também incluirá nomes que são referências nacionais no enfrentamento ao coronavírus.

Já estão confirmadas as participações do professor Luciano César Azevedo, intensivista, livre docente da disciplina de Emergências Clínicas da USP e médico pesquisador do Hospital Sírio Libanês; do professor -doutor Clystenes Odyr Soares Silva, docente da disciplina de Pneumologia da Unifesp; e da pneumologista Milena Tenório Cerezoli, doutoranda em doenças intersticiais da Unifesp.

Os convidados, respectivamente vão proferir palestras sob os temas “Sepse e Covid-19”, “Fisiopatologia Respiratória da Covid-19”, e “Fibrose Pulmonar Pós-Covid”.

A grade do simpósio também incluiu treinamentos teórico-práticos sobre ventilação mecânica, ventilação não invasiva (VNI), hemodiálise em UTI, estomaterapia e atendimento de paradas cardiorrespiratórias.

O Núcleo de Ensino e Pesquisa é uma organização interna voluntária da Santa Casa de Araçatuba, que apoia a coordenação e o fomento de  eventos de ensino e pesquisa da instituição, dentre eles: os programas de internato médico (UniFai e UniSalesiano), programas de estágio multiprofissionais (enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, etc.), estágios técnicos em saúde, cursos, produções científicas e eventos.

Os médicos residentes realizarão apresentações de trabalhos científicos e casos para discussão local pela banca científica composta por diversos especialistas.

O simpósio é presidido pelos intensivistas Fábio Bombarda que também é diretor clínico do hospital, e Luiz Claudio Andrades Lima, coordenador das UTIs Covid e preceptor do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »