AtaNews Publicidade 728x90
22/06/2021 às 10h43min - Atualizada em 22/06/2021 às 10h43min

Covid-19: primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chega ao Brasil

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Por volta das 9h desta terça-feira (22), o avião trazendo o primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chegou ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O imunizante foi trazido dos Estados Unidos e é o quarto a ser utilizado por aqui.

O lote é metade do que havia sido prometido pelo Ministério da Saúde para a semanada passada. O órgão esperava ter recebido 3 milhões de unidades após um pedido de antecipação, mas isso não foi possível.

Vacina da Janssen
“Inicialmente, negociamos com a Janssen, e eles iriam nos antecipar, na semana passada, 3 milhões de doses. Lamentavelmente, não foi possível a chegada desses 3 milhões de doses”, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, sem explicar o motivo do atraso.

O Brasil possui um contrato com a Janssen para a compra de 38 milhões de doses da vacina. As unidades devem ser entregues no último trimestre de 2021, a partir de outubro. O Ministério da Saúde ainda informou que o imunizante teve sua validade estendida, de três, para quatro meses e meio. Por tanto as doses recebidas podem ser usadas até o dia 8 de agosto, e não mais até o dia 27 de junho, data original.

A vacina da Janssen ainda possui a diferença por ser o primeiro com apenas uma dose a ser utilizado no Brasil, todas as outras exigem uma segunda aplicação para ter seu efeito totalizado. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »