21/06/2021 às 16h28min - Atualizada em 21/06/2021 às 16h28min

China apresenta a Inteligência Artificial mais poderosa da história

Wu Dao 2.0 é o maior modelo de processamento de linguagem natural do mundo

HISTORY
Foto: Imagem Ilustrativa
Cientistas da Academia de Inteligência Artificial de Pequim (BAAI) anunciaram o lançamento de um novo modelo de aprendizado profundo: o Wu Dao 2.0. De acordo com os pesquisadores, trata-se do maior modelo de processamento de linguagem natural (PNL) do mundo. O PNL é um ramo da Inteligência Artificial que tem como objetivo dar aos computadores a capacidade de compreender texto e palavras faladas e responder a eles da mesma forma que os seres humanos.


Inteligência artificial multimodal
A nova tecnologia é a segunda versão do Wu Dao, um modelo de Inteligência Artificial multimodal, dez vezes maior que o do GPT-3, equipamento desenvolvido nos Estados Unidos e que até hoje era o mais avançado do tipo. O modelo científico chinês consegue simular conversas, escrever ensaios e poemas, bem como legendar imagens e criar obras de arte quase fotorrealistas. O Wu Dao 2.0 aprendeu chinês e inglês ao "estudar" 4,9 terabytes de imagens e textos.


O Wu Dao 2.0 também é capaz de prever as estruturas 3D de proteínas, além de servir como base para "ídolos virtuais" (celebridades digitais que estão cada vez mais populares na China). Além disso, a tecnologia poderia ser usada como um assistente inteligente, ajudando a executar tarefas administrativas e burocráticas, como solicitar uma nova carteira de motorista.

O Wu Dao 2.0 tem o objetivo de permitir que as máquinas pensem como humanos e alcancem habilidades cognitivas além do teste de Turing", disse Jie Tang, cientista que lidera o projeto. Ele se refere ao modelo proposto pelo matemático e cientista da computação Alan Turing para descobrir se uma inteligência artificial é avançada ao ponto de ser indistinguível de uma inteligência humana.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »