AtaNews Publicidade 728x90
19/06/2021 às 12h54min - Atualizada em 19/06/2021 às 12h54min

Câmara de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Autista

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
O Dia Mundial do Orgulho Autista foi celebrado nesta sexta-feira (18). A Câmara Municipal de Araçatuba relembrou a importância da data para reforçar seu compromisso com as pautas globais de inclusão com repercussão local.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

O Dia Mundial do Orgulho Autista foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Criada em 2005, a comemoração, a cada ano mais popular também no Brasil, conta com a adesão do Senado Federal.

A intenção é demonstrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas apresenta condições e características especiais que trazem desafios e também recompensas aos seus familiares e à comunidade.

Outra celebração importante para os autistas é o 2 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela Lei 13.652, de 2018, proposta pelo senador Flávio Arns (Rede-PR).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »