AtaNews Publicidade 728x90
17/06/2021 às 10h33min - Atualizada em 17/06/2021 às 10h33min

CP: Seis testemunhas são ouvidas no primeiro dia em Birigui

As oitivas seguem durante essa quinta e sexta-feira

Câmara Municipal de Birigui
Foto: Divulgação
A Comissão Processante que investiga a condução do prefeito, Leandro Maffeis (PSL), no gerenciamento do Pronto Socorro Municipal ouviu hoje, 16, seis das testemunhas convocadas para as oitivas que acontecem nesta quarta, quinta e sexta-feira.

As reuniões estão sendo promovidas no plenário da Câmara sob a coordenação do vereador Andre Luis Moimas Grosso (Andre Fermino - PSDB), presidente da CP. Também integram o grupo responsável pela apuração das informações os parlamentares Marcos Antonio Santos (Marcos da Ripada – PSL) e Paulo Sergio de Oliveira (Paulinho do Posto - Avante). 

Os trabalhos tiveram início pouco antes das 10h da manhã e terminaram após as 16h, com intervalo para o almoço. Foram ouvidos o médico Lucas Rodrigo Oliveira Viana; as enfermeiras Lígia Freitas e Rosana Stábile Costa; a chefe de Divisão de Assistência Farmacêutica, Natalia Forcassim Jorge Coelho; a farmacêntica Caroline Mendes Delgado; e a enfermeira-chefe Márcia Galhardo Garcia.

Não compareceram para prestar seus depoimentos os convocados Vanessa Chioderoli Atale e os médicos Thiago de Camilo Figueiredo Mattos e Jossef Said Boutros - somente este último encaminhou justificativa formal à Casa, alegando estar em serviço de emergência como plantonista na data de hoje. 

O vereador presidente da CP avaliou como produtivo o primeiro dia desta etapa de oitivas e, quanto aos convocados ausentes, disse que a comissão avaliará quais medidas deverão ser tomadas. 

O prefeito municipal, acusado na investigação - ou advogado designado para representá-lo - também tinha o direito de participar na elaboração de perguntas às testemunhas, porém, não compareceu.

As oitivas terão continuidade nesta quinta-feira, 17, a partir das 9h. Por tratar-se de reunião pública, a condução dos trabalhos pode ser acompanhada pela população no plenário. Haverá também transmissão ao vivo pela televisão, no canal 18.3, e pela internet – pelas redes sociais da Câmara no Youtube e Facebook (com acesso direto na página inicial deste site).

Denúncia

A Comissão Processante apura se foram cometidos crime de responsabilidade e infração político-administrativa, por parte do prefeito, na condução dos atendimentos a pacientes com Covid-19.

A investigação foi instaurada após ser aceita em plenário uma denúncia de munícipes que questionam a qualidade do serviço prestado pelas equipes profissionais do Pronto Socorro e a contratação do Instituto São Miguel Arcanjo (Isma) para gerenciar a unidade.

A apuração deve ser realizada no prazo de 90 dias, contados a partir de 16 de abril, data em que o acusado foi notificado sobre a investigação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »