14/06/2021 às 12h35min - Atualizada em 14/06/2021 às 12h35min

"Rã-zumbi" é descoberta por pesquisadores na Amazônia

Animal do gênero Synapturanus tem manchas alaranjadas e mede apenas 40 mm

HISTORY
Uma equipe internacional de cientistas descobriu três novas espécies de anfíbios na Amazônia. Os animais pertencem ao gênero Synapturanus e foram classificados com base em 12 características morfológicas diferentes. Entre eles, está a minúscula rã-zumbi, que tem manchas alaranjadas e mede apenas 40 mm.

Rã-zumbi vive escondida no subsolo
Os pesquisadores acreditam que a diversidade de espécies desse gênero da família das rãs-de-boca-estreita é pelo menos seis vezes maior do que se considerava anteriormente. Esses animais estão distribuídos em todo o mundo e geralmente vivem escondidos no subsolo. As novas espécies foram descobertas nas florestas tropicais da Guiana, Guiana Francesa e norte do Brasil.

O estudo descrevendo as novas espécies será publicado na revista científica Zoologischer Anzeiger. Segundo Raffael Ernst, do Instituto Senckenberg, em Dresden, na Alemanha, até agora o gênero Synapturanus não havia sido estudado com atenção. Isso porque esses animais são muito difíceis de serem localizados.

Imagens: Antoine Fouquet/Instituto Senckenberg/Divulgação
"Os chamados das rãs macho só podem ser ouvidos após ou durante chuvas fortes. Isso significa que nós, herpetologistas, temos que desenterrar os animais do solo com nossas próprias mãos - geralmente completamente encharcados - para identificá-los", disse o Raffael Ernst, do Instituto Senckenberg, em Dresden, na Alemanha. Segundo ele, esse cenário "sombrio e lamacento" inspirou os pesquisadores a batizar uma das novas espécies com o nome científico de Synapturanus zombie, ou rã-zumbi.