10/06/2021 às 17h04min - Atualizada em 10/06/2021 às 17h04min

Imagens espetaculares mostram como foi o eclipse do "anel de fogo"

Fenômeno só pôde ser observado em alguns pontos do hemisfério norte

HISTORY
Foto: Imagem Ilustrativa
O primeiro eclipse solar de 2021 ofereceu um espetáculo nos céus nesta quinta-feira (10/06). A Lua ficou posicionada na frente do Sol, deixando apenas as bordas do astro-rei aparecendo. O fenômeno do "anel de fogo" só pôde ser observado em alguns pontos do hemisfério norte.

Imagens do anel de fogo
Esse tipo de eclipse é chamado de anular. Durante um eclipse solar comum, a Lua se alinha perfeitamente entre o Sol e a Terra. Já no anular, a Lua fica um pouco mais distante da órbita do planeta, portanto, sem  cobrir completamente o Sol. Assim, alguns raios escapam pelas bordas e criam um efeito de círculo iluminado.


O eclipse durou 100 minutos ao todo. A fase do "anel de fogo" aconteceu por 3 minutos e 51 segundos. A NASA transmitiu o fenômeno ao vivo e compartilhou algumas fotos registradas em Washington (onde o eclipse foi parcial).

Um outro eclipse total acontece em 4 de dezembro, mas ele só será visível em sua totalidade por quem estiver no extremo sul do planeta. De acordo com a NASA, o próximo eclipse anular visível no Brasil está previsto para acontecer em outubro de 2023. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »