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31/05/2021 às 12h29min - Atualizada em 31/05/2021 às 12h29min

Quais são as funções do departamento de recursos humanos?

Assessoria de Imprensa, lucas Silva
Foto: Imagem Ilustrativa
O departamento de Recursos Humanos é fundamental para o sucesso de uma organização: ele é responsável por uma série de coisas, como a criação de ações de endomarketing - juntamente com a equipe de marketing, claro -, a diminuição de ruídos e rusgas entre profissionais, a comunicação interna…
 
Você sabe, no entanto, o que tudo isso significa? Falaremos mais sobre isso a seguir.

- Recursos Humanos: o que é?
O departamento de Recursos Humanos é responsável por dialogar diretamente com aquilo que há de mais importante nas empresas: o capital humano.
 
É por meio desse fortalecimento de relações com os colaboradores que as companhias são reconhecidas no mercado e os profissionais se sentem representados, queridos e devidamente valorizados.
 
Uma vez que se trata de um setor que lida diretamente com a gestão de pessoas, o número de funções desempenhadas por ele é bastante alto e diversificado (o que exige que os profissionais de RH sejam versados em diversos conhecimentos e atuem de forma conjunta).
 
Abaixo, listamos algumas das principais responsabilidades desse setor:

- Recrutamento e seleção
O processo de contratação de novos profissionais inclui a atração de talentos adequados para determinadas vagas, pela seleção dos perfis que sejam mais interessantes para a organização e, por fim, pela entrevista e contratação daqueles que podem vir a colaborar mais para o sucesso das equipes.
 
O processo tem evoluído ao longo dos anos. O RH 4.0, como tem sido chamado, utiliza ferramentas tecnológicas durante todo o processo de seleção, permitindo que as tarefas que costumavam ser feitas manualmente sejam otimizadas pelo computador, aplicativos e similares.

- Treinamento
O treinamento acontece não apenas no momento em que um profissional ingressa na organização, mas durante toda a sua estadia, visto que é necessário reciclar alguns conhecimentos, desenvolver nossas habilidades técnicas e comportamentais, etc.
 
Para saber quais são as atividades e treinamentos que devem ser aplicados, o RH deve estar constantemente em contato com as equipes e com seus líderes, buscando feedbacks e percepções de ambos os lados, e também atento aos resultados que têm sido alcançados.
 
Por meio dessa avaliação, que é bastante completa e deve ser feita com certa regularidade, o RH identifica o que precisa ser melhorado e, então, pode preparar workshops, eventos e similares voltados para a melhoria daquilo que está abaixo do esperado.

- Retenção de talentos
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que desejam crescer devem não apenas atrair pessoas que têm chamado a atenção, mas manter aqueles que já fazem parte do quadro de funcionários e se destacam pelas boas ideias, pela motivação, pela facilidade de lidar com os demais companheiros.
 
Para que isso aconteça, é preciso fortalecer a cultura organizacional da empresa, garantindo que todos estejam “na mesma página”, que haja facilidade para a troca de informações e ideias e para que todos se sintam respeitados, livres para falar e corretamente valorizados.
 
Além disso, convém estudar quais são os benefícios necessários para tornar a empresa atraente. Nos últimos anos, por exemplo, plano de saúde e plano de previdência privada estão no topo da lista de vantagens que chamam a atenção dos profissionais e fazem com que eles permaneçam mais tempo nas companhias.
 
Não por acaso: todos querem se sentir seguros; isso é uma necessidade do ser humano. A partir do momento em que a empresa oferece bem-estar físico e mental, além de tranquilidade financeira para o momento da aposentadoria, ela se coloca no lugar de amiga, e não apenas de empregadora.

- Ações de endomarketing
Falamos sobre o assunto muito brevemente lá no início do artigo, e agora nos debruçaremos um pouco mais sobre a questão.
 
O endomarketing, também chamado de marketing interno, é o conjunto de estratégias que visam fortalecer a imagem da empresa para o seu público interno, ou seja, os próprios colaboradores.
 
Por meio de ações que são definidas em parceria com o setor de marketing da empresas, o RH cria workshops, eventos sociais, manuais e outros conteúdos que têm como objetivo sanar dúvidas, gerar aproximação e fidelizar colaboradores.
 
Ações de endomarketing são bastante diversificadas e podem envolver:

- Criação de materiais de divulgação interno;
- Treinamentos voltados para o fortalecimento da cultura interna da empresa;
- Confraternizações, eventos sociais, festas em ocasiões especiais e até gincanas feitas entre funcionários;
- Oferta de benefícios flexíveis, como os que já foram citados;
- Reconhecimento das conquistas de cada funcionário.

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