30/05/2021 às 16h51min - Atualizada em 30/05/2021 às 16h51min

Como fazer skincare: passo a passo de cuidados com a pele para iniciantes

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
O skincare é uma rotina de cuidados com a pele feita todos os dias com produtos de beleza, para deixar a pele do rosto cada vez mais bonita e saudável. A pele requer cuidados pelo lado de dentro, por meio de água e alimentos, e por fora, com produtos dermocosméticos -, e é nesse segundo ponto que vamos te ajudar! Para você criar a sua rotina skincare do jeito certo, vamos te ensinar a descobrir o seu tipo de pele, além de explicar cada etapa do processo - limpar, tratar, hidratar e proteger - e a  diferença de cuidados pela manhã e noite. Por fim, você vai conferir um passo a passo de skincare diurno e noturno para ajudar a criar a sua própria rotina de cuidados. Confira!

Antes de começar a montar o seu skincare, descubra o seu tipo de pele

• Pele normal: esse tipo de pele possui um equilíbrio entre a seca e a oleosa, ou seja, entre a umidade e o sebo criado pelo organismo. A pele normal é macia e pode apresentar uma leve oleosidade na testa, queixo e nariz.

• Pele seca: a pele seca é mais áspera, sensível e opaca, precisando de mais cuidados caso a pele seja extremamente seca.

• Pele oleosa: esse tipo de pele acaba tendo mais presença de cravos e espinhas, por conta da grande quantidade excessiva de sebo produzido. Se o seu rosto tiver bastante brilho e umidade, esse pode ser o seu tipo de pele.

• Pele mista: a pele mista pode ser um pouco mais difícil de ser identificada, já que ela apresenta as características secas e oleosas. Para identificar se a sua pele é mista, veja se ela possui oleosidade na zona T do rosto (queixo, testa e nariz) ou nas bochechas, enquanto as outras partes são secas.

• Pele sensível: esse tipo de pele tem uma tolerância baixa com a exposição do sol e temperaturas baixas. Se o seu rosto está sempre avermelhado e vascularizado, você pode ter esse tipo de pele.

Entenda como funciona cada etapa do skincare

1 - Limpeza: o primeiro passo da rotina de cuidados com a pele é a limpeza, passo importante para que todos os outros passos tenham o resultado esperado. Os produtos penetram menos em uma pele mal higienizada, por isso, a pele deve estar preparada para receber os ativos dos produtos.

2 - Tratamento: os produtos melhoram a aparência da sua pele com tratamentos profundos e prolongados, como um tratamento para acne ou tratamento para rugas, flacidez e linhas de expressão.

3 - Hidratação: a hidratação deve ser feita por dentro e por fora, sendo importante beber bastante água e utilizar produtos dermocosméticos. Nessa etapa, a pele fica super macia e suave.

4 - Proteção: a etapa de proteção é a última do skincare, mas não menos importante. É quando aplicamos o protetor solar pela manhã para que a pele esteja sempre protegida dos raios solares.

Quais são os produtos básicos para uma boa rotina skincare?


Sabonete ou água micelar

Para limpar a pele, um sabonete facial ou gel de limpeza é o primeiro passo da rotina, sendo importante para limpar a pele do suor, sujeiras acumuladas e oleosidade, evitando, assim, o surgimento de acne. Ele pode ser tanto líquido quanto em barra. A água micelar também é uma boa opção para limpar a pele, já que é uma solução de limpeza que não precisa de enxágue e tem vários outros benefícios. Ela também demaquila, purifica, suaviza e reequilibra a pele. A água micelar pode ser complementada com ácido hialurônico na sua composição, adicionando mais dois  benefícios da água micelar: a tonificação e o preenchimento da pele com a hidratação. Esse produto pode ser aplicada em todos os tipos de pele.

Sérum facial

O sérum facial entra na etapa de tratamento e é um dos favoritos das mulheres. Ele possui uma textura de gel aquoso e trata intensamente a pele por causa da grande quantidade de ativos em sua composição. Além disso, o sérum com ácido hialurônico também está se tornando o queridinho pelo tratamento anti-idade e efeito preenchedor. Outra vantagem, principalmente para quem tem a pele oleosa, é que ele costuma ser de rápida absorção, ou seja, não deixa a pele com textura pegajosa. Todos os tipos de pele podem ser beneficiados por esse produto.

Máscara facial

A máscara facial também entra na etapa de tratamento, e não precisa ser aplicada todos os dias - mas vale o seu destaque nessa lista! Ela pode ser dividida entre efeito matte, iluminadora e esfoliante, e age revitalizando, desintoxicando e tratando profundamente a pele. A máscara facial matificadora revitaliza a pele e suaviza as linhas de expressões, enquanto a máscara iluminadora age como um detox e purifica a pele. Já a esfoliante elimina as células mortas, deixando a pele mais macia. Não se esqueça de usar a máscara facial mais indicada para o seu tipo de pele para garantir um melhor resultado.

Creme hidratante facial

O creme para o rosto entra na etapa de hidratação, para prevenir o envelhecimento precoce dela e combater o ressecamento da cútis. Geralmente, há versões específicas para o skincare do dia e da noite. Depois de aplicar o seu hidratante, a pele fica super macia e saudável, sendo uma etapa importante para a rotina de skincare.

Creme para olhos

A pele em volta dos olhos é muito sensível, por isso é importante a aplicação de creme específico para cuidar dessa região. O ácido hialurônico, mais uma vez, é o favorito para tratar a região das olheiras, porque ele ajuda a preencher as linhas de expressão e hidrata a pele profundamente.

Protetor solar facial

O protetor solar é o protagonista da etapa de proteção da pele! Ele é sempre usado no skincare diurno para proteger a pele dos efeitos do sol, que podem causar manchas, queimaduras, rugas precoces e até mesmo câncer de pele. A dica é comprar um protetor solar que tenha uma textura indicada para o seu tipo de pele - como toque seco para as donas de pele oleosa e hidratação intensa para quem tem a pele madura e seca.


Quais as diferenças entre skincare diurno e noturno?

A rotina de cuidados com a pele deve ser feita de manhã e à noite para melhores resultados. No entanto, você também pode separar algumas partes da rotina skincare, lembrando que as etapas de limpeza e hidratação precisam ser feitas de manhã e à noite. A etapa de proteção pode ser feita pela manhã para proteger dos raios solares, e você pode fazer um tratamento rápido pela manhã - como o sérum - e aplicar tratamentos mais longos no skincare noturno - como máscaras faciais, cremes com ativos como Retinol e o creme para olhos antes de dormir.

Além disso, é importante que você faça uma limpeza profunda na pele durante o skincare noturno para tirar as impurezas da maquiagem, então capriche nessa etapa mesmo após usar o demaquilante. E sempre siga as recomendações de uso, já que, dependendo do produto, como cremes diurnos e noturnos, deve ser usado apenas em um período do dia. O diurno tem a função de proteger a pele dos danos de poluição ou dos raios solares ao longo do dia, enquanto o noturno estimula a renovação celular enquanto você dorme.

Confira um exemplo prático de skincare diurno para se inspirar

1 - Água micelar: use um algodão embebido com a solução e aplique no rosto com movimentos circulares até que a pele esteja limpa. Não é preciso enxaguar.

2 - Sérum: massageie o produto com os dedos pelo rosto e também no pescoço, evitando o contorno dos olhos.

3 - Creme hidratante com ácido hialurônico: o hidratante irá ajudar na fixação do sérum, então aplique o creme com movimentos circulares pelo rosto também evitando o contato com os olhos.

4 - Protetor solar: aplique o último produto também por todo o rosto e sem necessidade de enxágue. Não se esqueça do pescoço!


Veja um exemplo prático de rotina skincare noturna

1 - Água micelar: use um pedaço de algodão com água micelar para que a ação faça efeito, não precisa de enxágue.

2 - Máscara facial: com o rosto seco, aplique a máscara facial de sua preferência e deixe pelo tempo indicado na embalagem. Após isso, enxágue com água fria se for lavável, e se for com formato de película, retire aos poucos pelas pontas.

3 - Creme para olhos: aplique o creme delicadamente nos contornos dos olhos, fazendo movimentos circulares.

4 - Creme hidratante com ácido hialurônico: aplique o creme e faça movimentos circulares pelo rosto e pescoço, evitando o contato com os olhos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »