AtaNews Publicidade 728x90
30/05/2021 às 14h58min - Atualizada em 30/05/2021 às 14h58min

Casos graves da Covid-19 podem gerar sequelas por 4 meses, diz estudo preliminar

Olhar Digital
Foto: Imagem Ilustrativa
As sequelas da Covid-19 podem durar por muito mais tempo em casos graves da doença. Uma pesquisa do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, no Paraná, indica que podem ser necessários quatro meses até uma recuperação completa de casos graves.

Os resultados do estudo preliminar foram divulgados pela revista Exame. Os cientistas observaram 100 pacientes que tiveram sintomas graves durante alguns meses após deixarem o hospital. O estudo ainda diz que houve uma incidência maior de sequelas pós-coronavírus pois, nesse caso, todos os participantes ficaram internados em leitos de UTI.

90% dos pacientes apresentaram fadiga e cansaço, outros 70% falta de ar e dores musculares, já 40% relataram perda do olfato e paladar e outros 30% tiveram dores de cabeça. Outros sintomas, em proporção menor, também foram registrados. A incidência na população geral deve variar de 10 a 30%.

Sequelas pós-coronavírus
“A gente identificou que vários órgãos do corpo podiam sair com mais sequelas. Precisamos tomar cuidado para não sermos alarmistas. Estamos falando de um grupo que teve a doença no caso mais grave. A gente ainda não olhou os resultados do estudo com mais de 6 meses pós-covid-19, precisamos de mais dados”, disse a pesquisadora e coordenadora do Programa de pós-graduação em ciências da saúde da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Cristina Pellegrino Baena à revista.

“A fisioterapia é o carro-chefe da recuperação, com a ajuda de remédios. Os pacientes precisam voltar à vida normal e nós ajudamos neste processo. Metade das pessoas não conseguiram completar um teste de caminhada simples durante 6 minutos, por exemplo”, completou ainda.

Os pesquisadores informaram que montaram um ambulatório especial para atender os pacientes com sequelas pós-coronavírus. O objetivo agora é coletar mais dados para que tenham números mais precisos sobre as consequências da Covid-19 em longo prazo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »