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26/05/2021 às 16h46min - Atualizada em 26/05/2021 às 16h46min

Ouvidoria Municipal da Saúde realiza 201 atendimentos nos primeiros quatro meses do ano

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Ouvidoria Municipal da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, realizou 201 atendimentos nos primeiros quatro meses deste ano. O canal recebe demandas como denúncias, reclamações, elogios, sugestões e informações dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme relatório da Saúde, 43,78% das demandas recebidas foram por meio de contato telefônico, com 88 atendimentos. Em segundo lugar foram as questões apresentadas pessoalmente, com 83 atendimentos (41,29%), e em terceiro, os pedidos por meio do e-mail, com 30 atendimentos (14,93%).

A secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, explica que a Ouvidoria atua como um órgão de assessoramento da gestão, sendo um importante instrumento de participação social. Ao utilizar o serviço, o cidadão ajuda a administração municipal a aprimorar as políticas de saúde do SUS.

“É importante que os munícipes utilizem este serviço, pois as manifestações nos ajudam a corrigir falhas e melhorar continuamente os serviços oferecidos pelo SUS. Para todas as demandas recebidas, buscamos uma solução para dar um retorno rápido e eficaz aos solicitantes”, ressaltou Cássia.

ASSISTÊNCIA À SAÚDE

A Ouvidoria da Saúde é uma ferramenta de comunicação entre os usuários do SUS e a gestão municipal. Os atendimentos são prestados por duas servidoras, a gestora Marilaine Augusta Alves de Souza, e a técnica Cassia Rosana Baptista do Couto.

De acordo com a gestora da Ouvidoria, as principais demandas foram referentes aos serviços prestados na área da assistência à saúde. De janeiro a abril foram registradas 156 reclamações relacionadas, por exemplo, a atendimentos nas UBSs, consultas médicas, exames e transporte.

No período foram 23 solicitações e informações, sendo as principais demandas relacionadas à vacinação contra a covid-19, agendamentos e atendimentos nos postos de saúde. A Ouvidoria recebeu também 7 elogios da população sobre a assistência à saúde, assistência odontológica e a gestão municipal.

FORMAS DE CONTATO

A Ouvidoria Municipal da Saúde atende a população pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (18) 3643-6232. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h.

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