AtaNews Publicidade 728x90
18/04/2018 às 16h07min - Atualizada em 18/04/2018 às 16h07min

3ª Semana Senac de Leitura traz programação cultural gratuita para Araçatuba e Birigui

Evento será de 23 a 28 de abril em todas as unidades da rede com a tradicional Feira de Troca de Livros e atrações como oficinas, workshops e exibição de filmes

Assessoria de Imprensa
As unidades do Senac Araçatuba e Birigui trazem uma programação com muitas atividades gratuitas para a 3ª Semana Senac de Leitura, que acontece de 23 a 28 de abril, na rede Senac em todo o Estado de São Paulo, sob o tema Filmes e Séries Inspiradas em Livros. As instituições oferecerão oficinas, workshops e exibição de filmes, além da Feira de Troca de Livros.

Em Araçatuba, os fãs do conto Alice no País das Maravilhas poderão aprender, durante um workshop, a fazer uma releitura de maquiagem da personagem Rainha de Copas. A atividade será realizada no dia 24 de abril, das 14 às 16 horas.

Já em Birigui haverá a oficina Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto, no dia 23 de abril, para os participantes relatarem histórias sobre lendas, mitos e contos da região onde moram e produzirem um vídeo ao final da atividade.

“A 3ª Semana Senac de Leitura é uma oportunidade para as pessoas vivenciarem o universo da literatura. As interações com o público estimulam a cultura, a criatividade e a troca de experiências. O evento traz grande valorização cultural para toda a nossa região”, afirma Marlene Zequin, gerente do Senac Araçatuba.

Além dessas atividades, as unidades também contam com outras atrações gratuitas. A programação completa pode ser conferida no Portal Senac www.sp.senac.br/semanadeleitura.

Parceria

Com a proposta de democratizar o cinema para comunidades da Grande São Paulo e do interior do Estado, o Senac firmou parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), que irá disponibilizar filmes de produtoras parceiras a serem exibidos durante a programação. O museu comandará ainda atividades culturais nas 13 unidades participantes: Americana, Araçatuba, Birigui, Botucatu, Jaú, Marília, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Santo André, onde há Pontos MIS – espaços de formação, difusão e circulação de obras cinematográficas.

Em Araçatuba, pelo MIS, será exibido o filme Os Famosos e os Duendes da Morte, do diretor Esmir Filho, no dia 25 de abril. Em Birigui, no dia 26 de abril, o MIS traz o longa Histórias que Só Existem quando Lembradas, da diretora Júlia Murat. E em ambas as unidades o MIS apresenta O Vendedor de Sonhos, direção do Jayme Monjardim.

“A parceria com o MIS dá a possibilidade de estabelecer a disseminação da cultura e da educação dentro do universo do audiovisual, literatura e arte”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, coordenadora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Feira de Troca de Livros

A Semana Senac de Leitura tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos, por isso, contará também com a Feira de Troca de Livros e gibis, promovida pela instituição há mais de 10 anos.

Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.

A Semana Senac de Leitura

Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, feita pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, 67% dos entrevistados afirmaram que não tiveram quem os estimulassem o hábito da leitura durante a infância. Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis.  Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa.

Diante disso, o Senac, por meio de suas bibliotecas, promove há três anos a Semana Senac de Leitura. O evento oferece espaços personalizados, serviços e ações culturais de qualidade totalmente gratuitas, contribuindo para ampliar a assiduidade à leitura da infância à vida adulta.

Serviço:

Semana Senac de Leitura 2018
Tema: Filmes e Séries Inspiradas em Livros
Data: de 23 a 28 de abril de 2018
Local: Senac Araçatuba
Endereço: Avenida João Arruda Brasil, 500, São Joaquim – Araçatuba/SP
Participação gratuita
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »