18/04/2018 às 14h35min - Atualizada em 18/04/2018 às 14h35min

Ícone da cultura negra brasileira, Nelson Triunfo comanda baile black no Sesc Birigui

Junto com a Funk Cia., ele celebra o Hip Hop e dança com o público na Área de Convivência no sábado, dia 21

Assessoria de Imprensa
Que tal viajar pelo tempo e reviver (ou conhecer) os antigos bailes black que fazem parte da história do Centro da cidade de São Paulo? Nelson Triunfo, ícone da cultura black brasileira, e a Funk Cia. estarão no Sesc Birigui no dia 21, às 16h30, para promover uma jam de dança da rua, em celebração ao movimento da cultura Hip Hop. 

De modo agradável e festivo, o público será convidado dançar e se divertir, relembrando as trilhas sonoras que fizeram parte do cenário urbano da capital paulista. A entrada é gratuita e a atividade acontece na Área de Convivência do Sesc Birigui.

O pernambucano Nelson Triunfo é dançarino, coreógrafo, poeta, músico, produtor e educador social. Ficou conhecido como o precursor da Cultura Hip Hop no Brasil, tornando-se uma das maiores referências da cultura da dança de rua no Brasil. 

Depois de sair de sua cidade natal (Triunfo – PE), morou na Bahia e no Distrito Federal, até, finalmente, chegar a São Paulo. Foi lá que teve o primeiro contato com uma nova dança, que acompanhava um novo tipo de som: o soulfunk. Frequentou bailes e formou seu primeiro grupo, Black Soul Brothers, em 1977. Em 1978, formou um dos melhores grupos da black music brasileira, o Funk & Cia, com dançarinos que escolheu em rodas de soul nos bailes black de São Paulo.

No início dos anos 1980, começou a fazer apresentações com seu grupo na confluência das ruas Dom José Gaspar e 24 de Maio, no Centro de São Paulo. A Rua 24 de Maio tornou-se o primeiro ponto de encontro dos dançarinos de rua no Brasil.  No início da década de 1980, a cultura Hip Hop começa a criar raízes no Brasil e Nelson Triunfo tem um papel importante neste processo. 


Serviço

Nelson Triunfo e o Baile Black
Dia 21, sábado, às 16h30
Área de Convivência do Sesc Birigui (Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vila Xavier, Birigui)
Grátis
Informações: www.sescsp.org.br/birigui
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »