AtaNews Publicidade 728x90
21/05/2021 às 10h27min - Atualizada em 21/05/2021 às 10h27min

Saúde abre o drive da Rodoviária no sábado para vacinar pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria da Saúde de Birigui vai abrir o drive-thru do Terminal Rodoviário neste sábado (22/05) para vacinar as pessoas entre 45 e 49 anos com comorbidades e com deficiência permanente que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) contra a covid-19. A imunização será das 7h30 às 12h.

Para esta nova etapa da campanha, o município recebeu 1.870 doses da vacina AstraZeneca/Oxford. A quantidade é suficiente para vacinar 100% os dois públicos com a primeira dose. O novo lote do imunizante foi entregue nesta sexta-feira (21) à Secretaria de Saúde.

PRÉ-CADASTRO

As pessoas aptas a receberem a vacina devem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br). No dia da vacinação, todos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Pessoas com deficiência permanente devem levar ainda comprovante de recebimento do benefício.

No caso das pessoas com comorbidades, deve ser apresentado comprovante de que possui uma das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde, sendo válido exames, receitas, relatório ou prescrição médica, contendo o CRM do médico. Os cadastros existentes nas UBSs podem ser utilizados.

Todos que forem ao drive-thru neste sábado podem doar um quilo de alimento não perecível no momento da imunização, que será revertido para as famílias carentes e com déficit nutricional da cidade. A doação não é obrigatória e a vacinação estará garantida para quem não puder ajudar.

COMORBIDADES

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são as doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Já as doenças crônicas inclusas são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial - estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »