AtaNews Publicidade 728x90
18/05/2021 às 10h19min - Atualizada em 18/05/2021 às 10h19min

Polícias Civis fazem operação em 19 estados contra rede mundial de pedofilia

Investigação identificou mais de 86 mil denúncias e crescimento durante a pandemia

CNN
Viaturas da Polícia Civil em São Paulo - Foto: Imagem ilustrativa
As Policiais Civis de 19 estados realizam nesta terça-feira (18) uma operação para cumprir 68 mandados de busca e apreensão contra pedofilia. As investigações duraram mais de um ano e identificaram uma rede mundial de computadores em que diversos grupos trocavam fotos e vídeos com imagens estarrecedoras de crianças.

"É uma das maiores investigações contra a pedofilia”, disse o delegado Adriano França que chefia a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima do Rio de Janeiro. O trabalho aconteceu após uma análise dos dados até o ano de 2019 do Disque 100 indicando que mais de 86 mil denúncias foram registradas, sendo 17 mil de abusos sexuais.

De acordo com a Polícia Civil do RJ, levando-se em conta o número de subnotificações e o silêncio das vítimas, o número de denúncias é bem maior. Outro dado preocupante se dá em decorrência da pandemia do coronavírus, momento em que a polícia percebeu uma curva crescente de casos.
O objetivo da operação nacional é desbaratar este grupo e que todos respondam criminalmente.

"É dever moral denunciar qualquer tipo de violação dos direitos humanos, em especial, quando as vítimas são crianças e adolescentes, em razão da vulnerabilidade destes seres em formação”, explicou França.

A investigação que resultou na operação nacional contou com o intercâmbio entre as polícias civis dos demais estados, dentre eles, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. A Operação no RJ conta com a participação da força-tarefa de peritos criminais de informática para a análise do conteúdo dos objetos apreendidos. Ao final da operação as polícias fecharão um balanço nacional.

Seguem os números de alvos identificados, por estados, no decorrer da "Operação Lótus": 

Bahia - 5
Ceará - 3
Distrito Federal - 1
Espírito Santo - 3
Goiás - 5
Maranhão - 1
Minas Gerais - 6
Mato Grosso - 2
Pará - 4
Pernambuco - 2
Piauí - 1
Paraná - 1
Rio de Janeiro - 9
Rio Grande do Norte - 1
Rondônia - 1
Rio Grande do Sul - 6
Santa Catarina - 1
Sergipe - 1

São Paulo - 15

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »