AtaNews Publicidade 728x90
13/05/2021 às 21h43min - Atualizada em 13/05/2021 às 21h43min

Live trouxe debate com especialistas sobre depressão na infância e adolescência

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Divulgação
A depressão na infância e adolescência foi tema de uma live realizada pela Escola do Legislativo no final da tarde desta quinta-feira (13/5). O evento online compõe as atividades da Semana Municipal de Conscientização da Depressão na Infância e na Adolescência, instituída pela lei municipal nº 8.196/2019.

Debateram o tema as psicólogas convidadas Vanessa Aparecida da Silva e Caroline Meira. Vanessa Aparecida da Silva fez parte do Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e na atualidade é psicóloga no Caps Infantil. Caroline Meira é psicóloga clínica e jurídica, com experiência em psicodiagnóstico infantil e em assistência técnica em processos na Vara da Família.

Em um vídeo encaminhado pelo CEAPS, equipamento da rede de atenção psicossocial do município voltada para o atendimento de adolescentes, adultos e idosos com transtornos psiquiátricos ou sofrimento psíquico, a psicóloga Gabriela da Mata Prado contextualizou o assunto abordado pela live.


Segundo a psicóloga Caroline Meira, os pais ou responsáveis devem estar atentos às mudanças comportamentais dos filhos, principalmente se esse comportamento persistir por duas semanas. “Muitas vezes, a criança começa a se isolar, parar de comer e evita querer ir à escola, ou seja, ocorrem mudanças bruscas de comportamento. É preciso ter empatia nesses casos e procurar um especialista se perdurar por duas semanas para fazer uma avaliação. As crianças e os adolescentes costumam se isolar”, destacou a especialista.

De acordo com a psicóloga Vanessa Aparecida da Silva, que atende no Caps infantil, são preocupantes os casos de abuso, de violência e de negligência envolvendo esses públicos no país. Ela explicou o problema de autolesões. “Tem que levar em consideração o risco social, pois na pandemia muitos ficam isolados em casa. A autolesão envolve questões orgânicas, mas também emocionais. São equipamentos públicos para buscar atendimento as UBSs, o Caps Infantil e o Ceaps. Não precisa ter vergonha de procurar apoio em nossos serviços de atendimento”, disse.

Na sala virtual, participou o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu (PSDB), autor de projeto de lei que deu origem à semana de conscientização sobre a depressão na infância e adolescência. “Fico muito feliz com a Escola do Legislativo, que trouxe para a comunidade um assunto tão importante”, destacou.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »